ROTA DA MADEIRA
A madeira é uma matéria-prima muito utilizada na produção de peças decorativas e utilitárias, pelo que também em Barcelos existe uma série de artesãos que trabalham esta matéria-prima de forma minuciosa e...
A madeira é uma matéria-prima muito utilizada na produção de peças decorativas e utilitárias, pelo que também em Barcelos existe uma série de artesãos que trabalham esta matéria-prima de forma minuciosa e...
Inicie o seu percurso no Posto de Turismo junto ao Jardim da Casa Mora e siga em direção ao Parque Municipal pela Av. 25 de Abril.
Eça de Queirós utilizou como fonte de inspiração para algumas das ações descritas nas suas obras ambientes da Sintra oitocentista e que hoje nos permite realizar passeios pelo Centro Histórico da Vila Velha, relembrando os passeios das personagens...
Cidade por grandeza dos tempos idos, Tavira está situada no lado oriental do Algarve, a meia distância entre o Cabo de Santa Maria e a foz do rio Guadiana. Dista dois quilómetros do mar e está implantada nas margens do estuário do rio Gilão, ao abrigo da...
A Arte Nova em Portugal é ainda pouco conhecida e é urgente mostrá-la, no sentido de se conhecer melhor este estilo, e também com o propósito de salvaguardar exemplos que se encontram em risco de se perderem.
Lisboa, cidade de várias colinas, expande-se pelas encostas até à frente ribeirinha ao longo do Tejo, oferecendo excelentes vistas a partir de miradouros existentes em pontos altos ou em terraços de monumentos.
A sugestão deste passeio, a pé, até ao lugar de Atalaia, visa recordar e recriar uma das formas que muitos dos peregrinos, vindos dos vários círios, sediados na então capital do Reino, usavam para manifestar a sua fé.
Para iniciar este roteiro, nada melhor do que uma visita à aldeia e freguesia de Dornelas, única no concelho com uma topografia plana a contrastar com as restantes freguesias do concelho que se localizam nos declives ou sopés das serras do Arestal e das Talhadas.
Descobrir Sever do Vouga é percorrer paisagens e tempos deixados nos lugares certos, pela natureza e pelas suas gentes que, através da sabedoria popular e erudita, demarcaram esta região do Médio Vouga.
O Centro Nacional de Cultura prossegue este itinerário de Arte Nova em Lisboa com um percurso pelas Avenidas Novas. Nem este roteiro, nem em nenhum outro, se esgota nos exemplos que sugerimos. Se procurarmos, encontramos.
Vamos partir da Praça do Comércio, não sem antes contemplar o Tejo, do Cais das Colunas, onde dantes chegavam as visitas reais.
A Praça do Comércio, onde antes se situava o Paço Real da Ribeira e a Ópera Real - que só teve uma representação antes de ser engolida pelo terramoto - é o ponto de partida para o itinerário que explorará o lado ocidental da...
A água, para uma cidade como Lisboa, foi sempre insuficiente. Este problema, arrastou-se durante muitos séculos (já na época romana existia) até se tornar gravíssimo e levar diversos reis a elaborarem diversos planos para a captação de...
Desta vez vamos percorrer alguns recantos tão lisboetas, cuja origem se perde no tempo. Não há registo histórico do aparecimento dos primeiros pátios em Lisboa, mas sabe-se terem origem na civilização Árabe.
Este passeio inicia-se no Rossio, passando pelo Martim Moniz, Mouraria e Graça, até ao Campo de Santa Clara. Deve estar preparado para enfrentar uma longa caminhada a subir e a descer colinas.
Casa do Comum do Bairro Alto 2 Jan 2025 | 19h00
São Luiz Teatro Municipal 3 Jan 2025 | 18h30
Oficina Municipal do Teatro 3 Jan a 1 Fev 2025