Câmara Municipal de Setúbal
Setúbal, uma das mais belas baías do Mundo
Setúbal concilia, de forma harmoniosa, as exigências de uma cidade moderna com a diversidade de um concelho que navega, em segurança, entre o urbano e o rural, deixando-se abraçar pelo Sado e pela Arrábida, os seus tesouros mais preciosos, elevados ao estatuto de áreas protegidas. Esta feliz coincidência permitiu a Setúbal entrar no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, a que pertencem apenas três dezenas de enseadas oceânicas, como S. Francisco, nos Estados Unidos, e Mindelo, em Cabo Verde. Com esta distinção, é reforçada a qualidade das praias de areias finas e águas límpidas e azuis.
Personalidades de relevo
Personalidades ligadas às artes, como são os casos da escritora Ana de Castro Osório, do pintor Lima de Freitas e do poeta Sebastião da Gama, nasceram em Setúbal, que também foi berço de Bocage e da cantora lírica Luísa Todi. José Afonso viveu os últimos de vida neste concelho, a par de outras pessoas ilustres, como o etnólogo corso Michel Giacometti, que contribuiu para o conhecimento da vida social do povo português.
Riqueza arquitectónica
Setúbal dispõe de uma assinalável riqueza arquitectónica. Exemplo desse espólio é o Convento de Jesus, classificado como Património Europeu, fundado em 1490, um marco do Manuelino. Mas também, em plena serra da Arrábida, ergue-se o antigo convento fundado no século XVI por frades franciscanos. Igrejas, fontes, palácios e tantos outros monumentos podem ser visitados em todo o concelho.
Cultura e lazer
O concelho dispõe de um conjunto de equipamentos, como o Fórum Municipal Luísa Todi, o Museu do Trabalho Michel Giacometti e o Museu Sebastião da Gama, que promovem uma oferta cultural permanente e diversificada. Neste âmbito, destaque para o Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, uma das mais importantes manifestações culturais. Outra iniciativa de relevo é a Feira de Sant’Iago, que, com mais de quatro séculos de existência, continua a ser o principal certame do género na região.
Gastronomia apreciada
Com uma orla marítima de excepcional riqueza piscícola, a identidade gastronómica da região afirma-se nos pratos de peixe, de que merecem especial referência a caldeirada, a feijoada de choco, a espetada de tamboril, o choco frito e a sopa do mar. Sem esquecer a variedade de pratos de peixe assado e mariscos, iguarias que podem ser encontradas em esplanadas solarengas. Na doçaria, as tortas, os queijinhos doces e os esses de Azeitão gozam, igualmente, de justa fama. É também destas paragens um dos grandes queijos portugueses: o queijo de Azeitão. Na região também são produzidos bons vinhos, com relevo para o tinto proveniente da casta periquita (castelão), com acentuado sabor a fruta. O néctar mais conhecido é, porém, o Moscatel de Setúbal.