Capela do Senhor do Bonfim
Implantada sobre o miradouro do Bonfim é uma ermida de romaria com fundação muito antiga e particularmente concorrida no séc. XVIII.
Implantada sobre o miradouro do Bonfim é uma ermida de romaria com fundação muito antiga e particularmente concorrida no séc. XVIII.
Junto do Tanque Velho, é uma construção simples com uma inscrição na verga da porta em decoração simbólica, com figura de mulher, corações e uma legenda.
Pequeno templo construído na Idade Média, próximo da Igreja da Misericórdia e da Porta poente da muralha. Aqui se testemunha a ancestralidade do culto de Santiago Mata Mouros que enraizou nesta...
Pequena ermida situada nos arredores da povoação, era o centro de um dos mais importantes arraiais da região, particularmente no séc. XVIII. A fachada é simples e o interior tem altar barroco.
Pequena capela rústica do lugar de Santa Eufémia.
Situado no centro da Parça Sacadura Cabral, é um belo monumento de granito, símbolo da autonomia judicial do concelho. É do tipo de "Gaiola e Colunelos", considerado um dos mais interessantes de...
Na povoação do mesmo nome que foi antiga sede concelhia, é um pelourinho manuelino com capitel em "gaiola" e coluna poligonal assente sobre uma plataforma em degraus.
Construção tradicional de uso colectivo, teve regulamento aprovado por postura municipal de 5 de Março de 1886.
Fonte coberta com arco gótico do séc. XIV - XV e uma significativa dimensão. É também vulgarmente designada de Fonte Romana por ter uma origem mais antiga.
Cruz de pedra construída em 1649 num dos largos da povoação.
Cruzeiro tradicional erguido no adro, junto da igreja e do cemitério.
Chafariz ou fonte pública construído no período liberal em 1844.
Cruzeiros dispersos nos vários lugares da freguesia de Freixedas, nomeadamente o Cruzeiro das Laginhas ou do Corrileio, Cruzeiro de Santa Eufémia e Cruzeiro da Cruzinha ou do Seixo.
Alminhas em granito, com nicho adornado por painel de madeira resguardado por gradeamento de ferro. A pintura representa o fogo do purgatório, onde as almas masculinas e femininas se contorcem de...
Alminhas oitocentistas, com 1,48 m 48 cm. Apresentam edícula emoldurada onde assenta cruz de terminação invulgar e, em baixo, campo epigráfico onde se lê JOÃO JOZÉ / DO.ARTE / 1896, inserido...
Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro 28 Dez 2024 | 11h30
Teatro Municipal Baltazar Dias 28 Dez 2024 | 18h00
Fermentage 28 Dez 2024 | 18h00