Núcleo Arqueológico
S. Julião B
Encontram-se diversas jazidas na margem direita da Ribeira do Falcão. Os depósitos formados por uma base arenosa de cor cinzenta escura, com estratos compostos de conchas de moluscos (concheiro), apresentaram blocos de pedras que poderão ser os restos de lareiras. Por tal razão, estas jazidas constituem uma importante fonte de informação para o conhecimento paleoecológico e económico das populações a elas ligadas.
Foi recolhido espólio do Magdalenense final e do Mesolítico.
Relativamente ao estado de conservação e às ameaças que pairam sobre esta estação, infelizmente constata-se que parte da área já sofreu destruição e que os acessos à ponte que existe próximo representam uma ameaça.
Código Municipal de estação: CAR.003.
Código Nacional de Estação: 3913.
GANDRA, Manuel J.; CAETANO, Amélia, "Subsídios para a Carta Arqueológica do Concelho de Mafra" in Boletim Cultural '94, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1995.
LOPES, Fernando M. Peixoto, "Quadros Sinópticos e Mapas Relativos aos Subsídios para a Carta Arqueológica do Concelho de Mafra" in Boletim Cultural '95, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1996.
Idem, Seminário de Arqueologia: Levantamento Arqueológico (Concelho de Mafra), [U.A.L. - Curso de História], [Lisboa], 1992-1993.