Núcleo Arqueológico
Raimonda A
Na área que envolve o lugar da Raimonda, foram descobertsa numerosas tulhas, que correspondem segundo a descrição de Estácio da Veiga, "a umas construções subterrâneas, escavadas no solo natural com profundidade nunca superior a dois metros, cuja forma, notavelmente regular, é semelhante às talhas de barro, em que (...) se recolhe o azeite".
É referido que muitas delas terão sido destruídas pelos proprietários das terras, em trabalhos de construção ou nos arroteamentos agrícolas. Do que foi possível observar, apurou-se que algumas continham na sua base, numerosos fragmentos de cerâmica escura, grosseira e mal cozida (com grandes elementos não plásticos de quartzite e mica), de difícil interpretação cronológica, mas que provavelmente seriam de datas bem mais recuadas do que aquelas a que correspondem alguns artefactos também encontrados no interior destas tulhas (num nível aliás superior) e que, não oferecem dúvida de serem do período romano, concretamente, fragmentos (com forte pátine) de copos, vasos, frascos e pratos de vidro. Foram ainda encontradas mós calcárias.
Código Municipal de Estação: IGN.018.
Código Nacional de Estação: 4572.
GANDRA, Manuel J.; CAETANO, Amélia, "Subsídios para a Carta Arqueológica do Concelho de Mafra" in Boletim Cultural '94, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1995.
LOPES, Fernando M. Peixoto, "Quadros Sinópticos e Mapas Relativos aos Subsídios para a Carta Arqueológica do Concelho de Mafra" in Boletim Cultural '95, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1996.
Idem, Seminário de Arqueologia: Levantamento Arqueológico (Concelho de Mafra), [U.A.L. - Curso de História], [Lisboa], 1992-1993.