"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Real

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto Nº 8/83 de 24-1
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
gótico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa
Uso atual
local de Culto
Proprietário/Instituições responsáveis
IPPAR
Descrição

Trata-se de um belo exemplar do Gótico na Vila Real do século XV. O responsável pela sua construção foi o Abade de Mouçós, D. Pedro de Castro. Existe uma ligação artística evidente com a igreja de São Domingos de Vila Real pelos seus traços simples e rudes.

Pela cronologia do templo trata-se de um edifício tardo-gótico, mas a sua aparência revela traços de românico tardio. As características nave única elevada e capela-mor rectangular rebaixada em relação à elevada nave, as frestas e paredes massivas, a ausência de decoração (apenas no portal principal, óculo e modilhões), identificam-se com o românico tardio típico do Centro e Norte do país. No entanto, o arco triunfal e o portal principal, em ogiva são evidências do gótico. Juntamente com a Igreja de São Domingos, esta Capela é um dos melhores exemplos artísticos do final da Idade Média no Norte do país.

Do início do século XVI, 1529, é o painel mural na capela-mor recentemente descoberto (1996). Neste painel vê-se a representação da Árvore de Jessé. Deste mesmo período será também a solução encontrada para o tecto em madeira e tipo mudéjar.

A classificação deste imóvel destaca as duas pedras tumulares no seu interior de Álvaro Lopes e de Senha de Martin Vaz Sampaio dos séculos XVI e XVII. São figuras relevantes na história local deste período.

Intervenções e Restauros

Após a queda do tecto da sactristia em 1988 foram efectuadas obras de restauro em 1992 e 1996 para reforço estrutural e restauro do fresco e frontal do altar. 

Em 2001, novo restauro de consolidação das nas pinturas.

Morada
Aldeia da Ponte
5000
MOUÇÓS
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
12/02/2010
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,444