"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Núcleo Arqueológico

Escavações arqueológicas na Casa do Infante

Distrito: Porto
Concelho: Porto

Localização
Subsolo da Casa da Alfândega ou Casa do Infante
Tipo de Património
Núcleo Arqueológico
Classificação
Monumento Nacional
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Proprietário/Instituições responsáveis
Gabinete de Arqueologia Urbana (G.A.U.)
Descrição

No edifício mandado construir pelo rei D. Afonso IV para sede do "Armazém Velho da Alfândega Regia" e, onde segundo a tradição nasceu o Infante D. Henrique, foram realizadas escavações arqueológicas.

Os trabalhos efectuados permitiram compreender melhor as diversas estruturas que compunham as Casas da Alfândega do séc. XIV e a sua ampliação ao longo do tempo, tendo um espesso conjunto de sedimentos resultantes das demolições e da elevação do nível térreo sido estudados.
Foi identificado o pavimento lajeado que formava o espaço interno das torres e sido comprovada a existência de uma escada em pedra que dava acesso aos andares superiores da Torre Norte.

Entre o vasto espólio achado, datado entre os séculos XIV e XVI, destacam-se os grupos de cerâmicas vidradas medievais importadas da região de Paris e de Bordéus, e os selos de mercadorias, em chumbo, ligados à função específica da alfândega.

Núcleos mais importantes
Estruturas da Torre Norte e da Torre Sul
Intervenções e Restauros
Campanhas de escavações desde 1991, no âmbito das instalações do Arquivo Histórico Municipal.

Morada
Rua da Alfândega Velha
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

OSÓRIO, Maria Isabel Noronha Pinto [coord.], O Porto das mil idades : arqueologia na cidade, Porto, Câmara Municipal, 1993.

Data de atualização
17/01/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Visitas
99,089,502