"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Núcleo Arqueológico

Dólmen de Carapito I, também conhecido por Casa da Moura

Distrito: Guarda
Concelho: Aguiar da Beira

D?lmen de Carapito
Localização
Carapito - Aguiar da Beira
Tipo de Património
Núcleo Arqueológico
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 735/74 de 21-12
Identificação Patrimonial
Monumento
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Funerária
Valor patrimonial
Classificação Nacional, Valor Arqueológico
Descrição

Trata-se de um monumento formado por uma câmara poligonal alongada, com esteios que se destacam pela sua monumentalidade (ultrapassam os 5 m de altura) e pela presença de gravuras rupestres (embora deterioradas). Não apresenta indícios de ter tido corredor e a lage de cobertura encontra-se fora do local. O espólio obtido "in situ" permitiu duas datas de C14 (com base em restos de madeira queimada) e deu, entre outos objectos, um conjunto de micrólitos.

Intervenções e Restauros
Escavado, em 1966, por Vera Leisner e Leonel Ribeiro. Em 1990 decorriam trabalhos de escavação e restauro (consolidação e reconstituição) deste monumento levado a efeito por Domingos J. da Cruz e Raquel Vilaça.
Modo de funcionamento
Local público
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
CRUZ, Domingos J. da; VILAÇA, Raquel, "Trabalhos de escavação e restauro no Dólmen 1 do Carapito (Aguiar da Beira, Dist. da Guarda) - resultados preliminares", Instituto de Antropologia «Dr. Mendes Côrrea», Faculdade de Ciências do Porto, Porto, 1990.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
17/01/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,068,884