"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Núcleo Arqueológico

Currais Velhos

Distrito: Lisboa
Concelho: Mafra

Localização
Casais do Lexim (entre o Monte do Lexim e o Moinho da Baleeira).
Tipo de Património
Núcleo Arqueológico
Identificação Patrimonial
Conjunto
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Funerária
Descrição

Descobertas no século passado num dos casais de Lexim, designadamente, em Casais Velhos, duas sepulturas "formadas de muro de pedra e terra (...) contendo cobertos de terra e por uma camada de seixos (...) dois deteriorados esqueletos" (Estácio da Veiga). Numa das sepulturas foi achado um pequeno numisma de bronze que se verificou ser de Teodósio (séc. IV d.C.).

Outra sepultura foi descoberta a pouca distância destas (30 m a norte), "era guarnecida de lagens toscas, com o fundo batido, e sem campa", encontrava-se ainda em maior estado de deterioração que os anteriores. Foi também encontrada uma moeda, um meio bronze de Tibério (séc. I d.C.).

Mais para norte junto à divisória entre o caminho público e o casal, foram descobertas mais "sete sepulturas, revestidas de lagens toscas, orientadas do mesmo modo que as outras", também estavam muito destruídas. Não se encontraram moedas. Numa delas apareceu "uma argola de orelha já incompleta, e muito oxidada, que no acto de se limpar fez-se em dois pedaços, deixando assim reconhecer que era de bronze", noutra divisionou-se "à direita do peito do esqueleto uma estreita folha de ferro, fracturada em duas partes e sem a ponta que mostrava ter tido", para aquele autor poderia eventualmente tratar-se de uma faca ou punhal", apareceu ainda noutra "uma ponta de lança ou arma de arremeço, mas com a extremidade superior partida".

Estas sepulturas são todas de inumação, e não continham vasos cerâmicos.

Código Municipal de Estação: IGN.012.

Código Nacional de Estação: 4568.

Modo de funcionamento
Para mais informações contacte a Câmara Municipal de Mafra – Posto de Turismo Palácio Nacional de Mafra–Torreão Sul–Terreiro D. João V-2640-492 Mafra Tel:261 817 170 -E-mail: turismo@cm-mafra.pt
Morada
Lexim, Igreja Nova
2640
MAFRA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

GANDRA, Manuel J., Bibliografia Mafrense: I. Arqueologia, Mafra, Edição do Autor, 1993.

GANDRA, Manuel J.; CAETANO, Amélia, "Subsídios para a Carta Arqueológica do Concelho de Mafra" in Boletim Cultural '94, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1995.

LOPES, Fernando M. Peixoto, "Quadros Sinópticos e Mapas Relativos aos Subsídios para a Carta Arqueológica do Concelho de Mafra" in Boletim Cultural '95, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1996.

Idem, Seminário de Arqueologia: Levantamento Arqueológico (Concelho de Mafra), [U.A.L. - Curso de História], [Lisboa], 1992-1993.

VEIGA, Sebastião P. M. Estácio da, Antiguidades de Mafra ou Relação Archeológica dos característicos relativos aos povos que senhorearam aquelle território antes da instituição da monarchia portuguesa, Memórias da Academia Real das Sciências, Lisboa, 1879.

Data de atualização
23/05/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,087,573