"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Núcleo Arqueológico

Covas A

Distrito: Lisboa
Concelho: Mafra

Tipo de Património
Núcleo Arqueológico
Identificação Patrimonial
Elementos Singulares
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Construções Singulares
Descrição

É mencionado por Estácio da Veiga um monólito, supostamente considerado menhir por este autor: "(...) servindo de esteio a uma parreira plantada em frente da porta da sachristia, um (...) ellipsoide (...) dioritico (...). Dizem ali que não longe se achou aquella pedra cravada na terra e que ha já muitos annos a trouxeram para servir de poste á parreira. Esta informação deixa-me presumir que poderia ter sido um peulvan, (...)".

Dimensões: largura máxima 155 cm, altura (sem contar com a parte que está cravada no solo) 175 cm.

Código Municipal de Estação: IGN.011.

Código Nacional de Estação: 4570.

Modo de funcionamento
Para mais informações contacte a Câmara Municipal de Mafra – Posto de Turismo Palácio Nacional de Mafra–Torreão Sul–Terreiro D. João V-2640-492 Mafra Tel:261 817 170 -E-mail: turismo@cm-mafra.pt
Morada
Igreja Nova
2640
MAFRA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
GANDRA, Manuel J., Bibliografia Mafrense: I. Arqueologia, Mafra, Edição do Autor, 1993.

GANDRA, Manuel J.; CAETANO, Amélia, "Subsídios para a Carta Arqueológica do Concelho de Mafra" in Boletim Cultural '94, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1995.

LOPES, Fernando M. Peixoto, "Quadros Sinópticos e Mapas Relativos aos Subsídios para a Carta Arqueológica do Concelho de Mafra" in Boletim Cultural '95, Mafra, Câmara Municipal de Mafra, 1996.

Idem, Seminário de Arqueologia: Levantamento Arqueológico (Concelho de Mafra), [U.A.L. - Curso de História], [Lisboa], 1992-1993.

VEIGA, Sebastião P. M. Estácio da, Antiguidades de Mafra ou Relação Archeológica dos característicos relativos aos povos que senhorearam aquelle território antes da instituição da monarchia portuguesa, Memórias da Academia Real das Sciências, Lisboa, 1879.

Data de atualização
23/05/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,088,669