"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Núcleo Arqueológico

Castro do Zambujal

Distrito: Lisboa
Concelho: Torres Vedras

Castro do Zambujal
Localização
Planalto de altitude média, sobranceiro à Ribeira de Pedrulhos.
Tipo de Património
Núcleo Arqueológico
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Dec. 35 817, DG 187 de 20/08/1946 (Processo relativo à ampliação da classificação iniciado em 19/07/1999 e homologado por Despacho da Ministra da Cultura de 03/02/2005)
Identificação Patrimonial
Conjunto
Tipologia original
Arquitectura Militar - Castro
Valor patrimonial
Valor Arqueológico
Descrição

Trata-se de um castro fortificado, que teve o seu apogeu durante o Calcolítico, com uma estrutura defensiva constituída por muralhas, torres e baluartes, que foi sendo alterada ao longo do tempo.

Do antigo povoado resta a penas a parte da fortificação do núcleo central que não foi destruída pelo tempo e pela construção de um casal agrícola moderno no local.

As várias campanhas de escavação efectuadas entre 1966 e 1973, dirigidas por E. Sangmeister e H. Shubart do Instituto Arqueológico Alemão revelaram a existência de sucessivas fases de construção e reconstrução que se prolongaram por todo o 3º milénio a.C..
Num primeiro momento foi construída uma estrutura central formada por grossas torres com cerca de 4 metros de altura e unidas por muralha; esta estrutura era ainda protegida por muralhas e torres erguidas por secções.
Depois de algumas reconstruções que alteraram a configuração das muralhas, foi edificada a barbacã. Num momento posterior os espaços da barbacã e das torres foi entulhado dando origem a construções maciças e muralha a toda a volta. Na passagem para a 2ª metade do 3º milénio a.C. houve nova reconfiguração das estruturas defensivas e o levantamento de novas torres ocas; é nesta fase que se dá a introdução da cerâmica campaniforme e, parece que, o apogeu das actividades metalúrgicas no povoado.
Nos finais do 3º milénio a.C. há indícios de destruição no povoado mas, tem sido atribuída a causas meramente naturais.
O povoado volta a ressurgir já na Idade do Bronze, com uma área fortificada bastante mais pequena. Os vestígios de habitações encontrados mostram-nos casas de planta oval, com cerca de 6 metros de diâmetro, base em pedra e paredes e tectos feitos com barro e ramagens.

Núcleos mais importantes
A barbacã localizada na muralha interior, no sector virado a nascente; compõe-se de uma muralha construída em redor de um pátio. A estrutura tem na face interior da parede que limita o lado nascente (com cerca de 4 metros de altura), 9 aberturas que têm sido interpretadas como seteiras.

Estado de Conservação
Património em perigo
Sim
Intervenções e Restauros
Foram realizadas escavações em: 1944, 1959, 1960.
Entre 1966 e 1973 os trabalhos foram dirigidos pelo Instituto Arqueológico Alemão. Alguns sectores das muralhas, designadamente na barbacã, na delimitação da parte reconstituída, utilizou-se pedra de outro tipo e cor, afim de ficar evidente a parte recuperada pelos trabalhos arqueológicos.
Em 1994 efectuou-se a limpeza de pedras e estruturas postas a descoberto em anteriores escavações pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Morada
Casal do Zambujal, Ribeira de Pedrulhas, Sta Maria do Castelo S Miguel
2350
TORRES VEDRAS
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ABREU, Daniel, «Povoado pré-histórico do Zambujal vai ser recuperado», in Frente Oeste, Torres Vedras, 28 Dez. 1989.

KUNST, Michael, Zambujal : gloekenbecher und kerbblattverziet keramik aus den grabugen 1964 bis 1973, Mainz, 1987.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, IPPAR, Lisboa, 1993.

SANGMEISTER, Edward; SCHUBART, Hermanfrid, Zambujal : die Grabugen 1964 bis 1973. - Mainz: Verlag Philipp von Zabern, 1981. - (Madrider Beitrage ; 5) .

SANGMEISTER, Edward; SCHUBART, Hermanfrid ; TRINDADE, Leonel, Escavações no castro eneolítico do Zambujal (Torres Vedras Portugal): 1964. - Torres Vedras: Câmara Municipal, 1966.

Idem, «Escavações no castro eneolítico do Zambujal». - Lisboa: [s.n.], 1969. - Sep. Arqueólogo português, série III, 3.

Idem, «Escavações na fortificação eneolítica do Zambujal 1968». - Lisboa: [s.n.], 1970. - Sep. O Arqueólogo Português, série III, 4.

Idem, «Escavação na fortificação da Idade do Cobre do Zambujal». - Lisboa: [s.n.], 1971. - Sep. O Arqueólogo Português, série III, 5.

Data de atualização
01/10/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,088