"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Núcleo Arqueológico

Anta da Cunha Baixa

Distrito: Viseu
Concelho: Mangualde

Anta da Cunha Baixa
Tipo de Património
Núcleo Arqueológico
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-06-1910
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Funerária
Valor patrimonial
Classificação Nacional
Proprietário/Instituições responsáveis
IPPAR/SEC
Equipa Técnica
Dr. Domingos Cruz e Drª Raquel Vilaça (restauro)
Descrição

Trata-se de um sepulcro colectivo monumental, com um corredor de acesso longo, não possuindo a mamoa (destruída), a qual deveria ser de grandes dimensões. Alguns dos seus esteios apresentavam pinturas, o que enriquecia o espaço sepulcral, e os objectos encontrados apontam para uma fase antiga do megalitismo da região, podendo incluir já a Idade do Bronze. O comprimento total do monumento é de 10,40 metros.

Núcleos mais importantes
Arquitectura, Pintura Rupestre
Estado de Conservação
Intervenções e Restauros
1ª Fase - Remoção de tudo quanto era alheio ao monumento (resíduos) e desmontagem de um muro recente. 2ª Fase - Implantação de um eixo longitudinal, passando pelo centro da câmara e do corredor, passando-se a ter controlo da área a intervencionar. 3ª Fase - Após limpeza das pedras, lixo e terra solta, chegou-se a um nível contituído por terra mais clara e é nesta fase e no interior da Câmara que surgiram vestígios significativos de um lajeado e se exumaram materiais arqueológicos. 4ª Fase - Levantamento de alguns esteios e reposição no lugar original. Efectuou-se, igualmente, trabalhos de consolidação utilizando para o efeito cimento (preenchimento das fracturas) e grampos de ferro. Concluídos os trabalhos de restauro, o monumento passou a mostrar uma perspectiva muito próxima da estrutura arquitectónica original.
Programas e Projetos
Visitas guiadas.
Morada
Lugar da Orca
3530
CUNHA BAIXA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
VILAÇA, Raquel; CRUZ, Domingos J., "A Casa da Orca da Cunha Baixa", edição da Câmara Municipal de Mangualde, Mangualde, [s.d.].

VASCONCELOS, J.Leite, "Estudos Archeológicos em Mangualde", Jornal A Reacção, nº 51, Setembro 1892.

Idem, "Archeologia prehistorica da Beira. I - Dolmen da Cunha Baixa", O Archeologo Português, Lisboa, 9, pp. 303-308.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol III, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
17/01/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,069,835