Museus, Bibliotecas e Arquivos
Museu Nacional Grão Vasco
Foi fundado a 16 de Março de 1916, por Francisco Almeida Moreira, com o objetivo de preservar e valorizar o património histórico, artístico e arqueológico da região de Viseu, em especial as pinturas de Vasco Fernandes.
Está localizado no centro histórico da cidade no Paço dos Três Escalões, um imponente edifício granítico do século XVI no Adro da Sé Catedral.
O seu acervo resulta de aquisições, legados e doações, atualmente reúne obras de arte de diversa tipologia e épocas, incluindo 22 bens classificados como tesouros nacionais.
A coleção principal é constituída por um conjunto de pinturas de retábulo, provenientes da Catedral, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475-1542), o Grão Vasco, bem como dos seus colaboradores e contemporâneos.
Reúne também objetos e suportes figurativos, originalmente destinados a práticas litúrgicas - pinturas, esculturas, peças de ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco, peças de arqueologia, uma coleção de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário.
Entre 2001 e 2003, o edifício foi alvo de um projeto de intervenção da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura que libertou o seu interior de elementos apostos e desvirtuantes, adapto-o às exigências de um novo programa museológico.
Foi classificado museu nacional em maio de 2015, um ato inédito e que não se registava desde 1965, passando a ser o terceiro museu com a designação de nacional localizado fora de Lisboa, além dos museus Soares dos Reis no Porto e Machado de Castro em Coimbra.
Para mais informações, por favor visite:
www.facebook.com/Museu-Nacional-Grão-Vasco
www.patrimoniocultural.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/museu-grao-vasco
Encerra às 2.ªs feiras, 3ª feiras de manhã e nos dias 25 de Dezembro, 1 de Janeiro, domingo de Páscoa e 1 de Maio.