Museus, Bibliotecas e Arquivos
Casa de Bocage (Galeria Municipal de Artes Visuais e Arquivo Municipal de Fotografia)
Casa onde nasceu o poeta Manuel Maria de Barbosa du Bocage, a 15 de Setembro de 1765. Foi adquirida pelo visconde de Bartissol e por este doada ao município de Setúbal em 1888.
Funciona nela a Galeria Municipal de Artes Visuais desde 5 de Fevereiro de 1982, tendo sido seu responsável, na altura, Cerveira Pinto; desde 1983, passou a ser dirigida por Fernando António Baptista Pereira. Por esta Galeria já passaram alguns dos nomes mais sonantes das artes plásticas nacionais da actualidade. Tem procurado dedicar uma atenção particular aos artistas da região de Setúbal.
Funciona também neste edifício o Arquivo Municipal de Fotografia Américo Ribeiro, nome este ligado a um dos mais importantes fotógrafos de Setúbal, nascido em 1906 e falecido em 1992. Durante a sua vida recolheu abundante material fotográfico (cerca de 10.000 imagens), que foi deixado por este à Câmara Municipal; o Arquivo de Fotografia tem também adquirido por si algum espólio. Comprende na sua colecção, além das imagens, máquinas fotográficas, laboratório de revelação e ferramentas daquele fotógrafo. Depois da instalação a preocupação do Arquivo aponta para a devida limpeza e acondicionamento das imagens ou negativos, de acordo com os suportes devidos; posteriormente o alvo de atenção é inventário e registo, e numa outra fase a conservação, restauro e cópia. Este projecto, em parte já em andamento, prevê ainda a informatização da imagem. O espólio deixado por Américo Ribeiro (que integra algumas imagens de fotógrafos anteriores a si), foca particularmente assuntos ligados à cidade de Setúbal, tornando-se num precioso valor documental da história da cidade, da sua evolução urbana e social.
A Casa de Bocage inclui no primeiro andar, uma Biblioteca Bocageana, a qual, como o próprio nome dá a entender, reserva um particular interesse por todas as publicações ou estudos que estejam ligados com a vida do poeta.