Museus, Bibliotecas e Arquivos
Casa-Museu Eng. António de Almeida
A “Casa-Nova”, que o Eng. António de Almeida habitou desde 1935, tornou-se sede da Fundação e Museu Eng. António de Almeida.
O Museu, inaugurado a 20 de julho de 1973, reúne coleções de mobiliário, porcelanas, tapeçarias, ourivesaria, relojoaria, pratas, bronzes dourados, pintura, desenho, gravura e numismática.
O acervo do Museu foi sempre adquirido pelo Instituidor, com o prévio parecer de antiquários e peritos, de França, Inglaterra, Irlanda, Suíça e Portugal.
O Museu revela ao visitante o seu inequívoco cariz de Casa-Museu. A disposição e decoração dos espaços, à exceção daquele onde se encontra o cofre com os expositores da coleção de numismática, são próprios de uma habitação familiar, pois que o Instituidor determinou que se mantivesse, tanto quanto possível, o arranjo decorativo e, bem assim, a fisionomia original do interior da casa ao tempo em que esta fora sua residência.
O visitante fica, assim, a conhecer os aposentos em que quotidianamente viveu o Instituidor, como os seus gostos e preferências, o que é relevante para se aferir da sua personalidade e do seu estilo de vida.
Visitas
A Casa-Museu Eng. António de Almeida proporciona visitas orientadas, a pessoas individuais e grupos, mediante marcação prévia.
Marcação
A marcação da visita deve ser feita por e-mail, com antecedência de pelo menos uma semana, indicando o nome, o contacto, a data e hora pretendida, o n.º de participantes (máximo 4) e a faixa etária.
A visita, sujeita à disponibilidade da Casa-Museu, será confirmada posteriormente.
Horário
Terça a sábado: 10:00-12:30 / 14:30-18:00
Encerra às 2.as, aos domingos e feriados