Museus, Bibliotecas e Arquivos
Museu Guerra Junqueiro
A Casa Guerra Junqueiro está situada na Rua de D. Hugo, no Centro Histórico do Porto. Muito próximo da Catedral e do Arqueossítio, este edifício, cujo autor do projeto é desconhecido, constitui um exemplar de arquitetura civil oitocentista e foi mandado construir por Domingos Barbosa, cónego magistral da Sé do Porto.
A casa foi adquirida em 1934 pela filha do poeta Guerra Junqueiro e por ela doada à Câmara Municipal do Porto em 1940, juntamente com o espólio artístico do poeta. Inaugurada em 1942, foi requalificada pelo arquiteto Alcino Soutinho, e em 2017 o Museu foi alvo de intervenções pelo arquiteto Camilo Rebelo no integrado no conjunto de trabalhos de modernização e valorização nos museus municipais.
A estação 10 do Museu da Cidade, reconstitui o ambiente e a disposição original dos objetos na casa onde o poeta Guerra Junqueiro viveu no Porto, expondo coleções de cerâmica, metal, ourivesaria, escultura, mobiliário e têxteis de períodos compreendidos entre os séculos XV e XIX. Com enfoque nas artes decorativas, cada objeto realça um interesse particular quando evoca a sua época e transporta uma genealogia.
Além do eixo radial onde se inscreve, o eixo sonoro, comum a todas as estações do MdC, a Casa Guerra Junqueiro é um dos lugares-chave do eixo romantismo, sendo Guerra Junqueiro, o poeta da República, entre a escola romântica e a realista, mas também através de relações menos evidentes com este período da história na relação com a cidade e a contemporaneidade. O GABINETE DE DESENHO, recentemente inaugurado, é um espaço com exposições de periodicidade trimestral que programa artistas de várias gerações dedicados à prática errática ou sistemática do desenho, entendido como modo de projetar e de imaginar.
Horário - Terça a Domingo, das 10h00 às 17h30
Encerra às segundas e dias feriados.