Museus, Bibliotecas e Arquivos
Museu Municipal de Vila Franca de Xira
O Museu Municipal de Vila Franca de Xira insere-se, organicamente, na Divisão de Cultura, Turismo, Património e Museus e visa de uma forma complementar, uma gestão integrada dos recursos patrimoniais concelhios, nas vertentes do património móvel e imóvel.
Tendo como área de intervenção o território concelhio, a estrutura da Divisão obedece ao princípio da descentralização e à consequente atuação no território. A estas áreas de ação correspondem em termos funcionais os respetivos serviços – Setor de Património e Setor de Museus.
O Museu Municipal de Vila Franca de Xira tem como principais objetivos:
- Investigar: através da promoção de estudos e pesquisas pluridisciplinares que permitam o aprofundamento do conhecimento da trajetória das diferentes comunidades concelhias;
- Conservar e Documentar: promovendo a conservação e documentação do património museológico à sua guarda bem como encetar outros programas de conservação e reabilitação de património material e imaterial (arqueológico, edificado, paisagístico, oral, etc.);
- Comunicar e educar: divulgar, nomeadamente através da realização de colóquios, encontros, exposições e de edições, os resultados das pesquisas efetuadas e estabelecer programas de educação patrimonial que possibilitem a dinamização de uma consciência patrimonial ativa, potenciando os recursos patrimoniais concelhios e o desenvolvimento local.
- Núcleo-Sede - Vila Franca de Xira
- Núcleo Museológico do Mártir Santo - Vila Franca de Xira
- Núcleo Museológico do Barco Varino “Liberdade” - Vila Franca de Xira
- Núcleo Museológico de Alverca - Alverca do Ribatejo
- Centro Interpretativo do Forte da Casa - Forte da Casa
- Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio” - Póvoa de Santa Iria
- Centro de Estudos Arqueológicos de Vila Franca de Xira – CEAX | Cachoeiras
Inauguração da sede do Museu Municipal
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira inaugurou, no dia 27 de setembro de 2003, a sede do Museu Municipal, localizada no centro da cidade de Vila Franca de Xira.
O edifício é um imponente exemplar da arquitetura civil setecentista, sendo que a autarquia promoveu profundas obras de adaptação deste espaço, por forma a poder acolher os serviços do Museu Municipal.
O elevado esforço de investimento que esta ação exigiu ao Município Vila-Franquense, cofinanciado pelo Plano Operacional da Cultura, permite reinstalar o Museu Municipal, num espaço apetrechado de condições adequadas ao desenvolvimento do trabalho realizado por este serviço municipal, que tem por principais objetivos o estudo e a pesquisa da história e património local; a promoção da conservação e a documentação do património museológico, arqueológico, edificado e paisagístico do Concelho, assim como delinear programas de educação patrimonial, no sentido de dinamizar e envolver as populações locais na história da sua terra.
O Desembargador Diogo Baracho mandou construir este edifício em 1755, tendo sido objeto de várias transformações ao longo dos anos, nomeadamente a construção da capela dedicada à Senhora do Monte do Carmo, que sofreu obras de recuperação e adaptação, por forma a voltar a sediar o Museu Municipal. Aqui foram previstas duas salas de exposições temporárias, uma sala para exposições permanentes, um centro de documentação, uma sala para atividades do serviço educativo, um espaço polivalente e de cafetaria, gabinetes de inventário e técnicos.
3.ª feira a domingo, 9h30-12h30 e 14h00-17h30;
Encerrado aos feriados e de 1 a 15 de agosto.