Inaugurado a 20 de maio de 1898, e entregue em 1901 à Marinha Portuguesa, o Aquário Vasco da Gama foi visitado por gerações sucessivas de famílias, de tal forma que faz hoje parte do imaginário de todos nós. Essa memória afetiva é o nosso maior património.
Testemunha de uma época da história da ciência, o Aquário Vasco da Gama está ligado ao início da divulgação da vida aquática no nosso país. Este património histórico valorizou-se extraordinariamente com o legado da Coleção do Museu Oceanográfico D. Carlos I, em 1935.
Sendo um dos aquários públicos mais antigos do mundo, às suas coleções associam-se, como objetos de interesse, todo o edifício e a sua história, atraindo estudiosos de muitas áreas de conhecimento.
Nos últimos anos, a Marinha tem melhorado as infraestruturas do Aquário e investido na transição para o futuro digital. Os espaços já renovados da exposição permanente e a criação de um novo espaço tecnológico, projetam o Aquário para uma nova fase da sua existência, com um papel fundamental na derradeira busca da inovação e conhecimento, e na sustentabilidade do oceano.
Comprometido com a divulgação da biodiversidade aquática de Portugal, a exposição viva cria uma atmosfera intimista, onde os nossos visitantes se podem deixar levar pela curiosidade para um encontro mais próximo com os animais.