"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu Nacional de Arqueologia

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Instituto Português de Museus
Equipa Técnica
Director: Luís Raposo
Descrição

Criado por Decreto Régio de 20 de Dezembro de 1893, sob a designação de "Museu Etnográfico Português", ou, a partir de 1897, "Museu Etnológico Português", teve como seu director, o Dr. José Leite de Vasconcellos Pereira de Mello, um dos maiores humanistas e eruditos da sua época.
Ainda instalado na Academia da Ciência de Lisboa, este museu visava apresentar a "... exposição permanente de objectos respectivos a todas as épocas da nossa civilização, desde as mais remotas, para o conhecimento das origens, vida e caracteres do povo português ...". A partir de 1903, o museu passa a estar instalado, na ala do séc. XIX, mais precisamente, no antigo dormitório do Mosteiro dos Jerónimos.
Em homenagem ao seu fundador, o museu adquire a partir de 1929, o nome de "Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcellos", sendo dirigido por Manuel Heleno. Entre 1930 e 1960, escavações sistemáticas efectuadas no Centro e Sul do país dotaram o museu de reservas arqueológicas de âmbito nacional e até europeu, pelo que assumiu a nova designação de "Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia", em 1965. A actual designação de "Museu Nacional de Arqueologia do Dr. Leite de Vasconcellos", adoptada em 1989, realça o seu carácter arqueológico, libertando-o da sua componente inicial etnológica.

O acervo do museu é constituído por colecções de arqueologia portuguesa, que abrangem os períodos pré e proto-histórico, romano, árabe e medieval, apresentadas segundo núcleos de tipologias diversas, nomeadamente cerâmicas e materiais de pedra lascada ou polida, vidros, peças metálicas, joalharia, numismática, medalhística, escultura, epigrafia pré-latina e latina, mosaicos, elementos arquitectónicos, documentação diversa (gravuras, desenhos, mapas, fotografias, manuscritos, livros antigos, etc.); por colecções de arqueologia estrangeiras, com especial destaque para as da Antiga Casa Real Portuguesa; e por colecções etnográficas portuguesas, europeias e extra-europeias.
É possível visitar no Museu Nacional de Arquelogia duas exposições temáticas, de carácter permanente, com linguagens expositivas e conteúdos radicalmente diferentes:

A exposição da Sala dos "Tesouros da Arqueologia Portuguesa", inaugurada no início dos anos 80, apresenta através de um percurso cronológico-cultural e tipológico uma das mais importantes colecções de ourivesaria arcaica peninsular (senão europeia), resultante de um século de achados e de aquisições em Portugal. Nesta colecção salientam-se: os conjuntos sepulcrais da Quinta da Água Branca e da Ermegeira, pela sua grande antiguidade (c. 2.500 a.C.); os braceletes maciços em ouro da Cantonha e da Torre Vã; o tesouro da Herdade do Álamo; o tesouro de Baião, de inspiração fenícia; e o torques de Vilas Boas, considerado a obra-prima da joalharia castreja.

A exposição "Antiguidades Egípcias", inaugurada em 1993, apresenta uma colecção de objectos provenientes do Antigo Egipto, segundo um critério temático-cronológico, que vai da era pré-dinástica à época copta. Entre esta colecção merecem especial destaque os vasos em pedra, as esculturas de animais, as máscaras funerárias, as inscrições hieroglíficas em vários suportes, as múmias humanas e seus sarcófagos.

Por sua vez, nas galerias principais, o museu apresenta ainda, vários tipos de exposições temporárias, que dizem respeito a sínteses nacionais sobre os diferentes períodos históricos que antecederam a fundação de Portugal, a mostras de carácter regional sobre sítios e culturas arqueológicas portuguesas e exposições internacionais de carácter histórico-arqueológico.
Por fim, é de salientar que após a reorganização do museu em 1980, este tem vindo a desenvolver programas de pesquisa e investigação interdisciplinares no âmbito da Paleoecologia e da Arqueologia Subaquática.

O museu oferece ainda, um conjunto de serviços, nomeadamente, biblioteca especializada, serviço educativo, loja/livraria, cafetaria, auditório e galerias de estudo, investigação e apoio a universidades, laboratório de conservação e restauro de peças arqueológicas e laboratório de paleoecologia; por fim, o museu edita desde 1895, a revista O Arqueólogo Português.

Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1976.

Programas e Projetos
Exposição temporária "Reguengos de Monsaraz, territórios megalíticos", pode ser visitada até Abril de 2000.
Modo de funcionamento
(3ª feira) 14h - 18h
(4ª a Domingo)10h - 18.00
Encerra à 2ª feira e Feriados
Morada
Praça do Império.
1400 - 206
Lisboa
Telefone
(351) 213620000
Fax
(351) 213620016
Fonte de informação
Instituto Português de Museus
Data de atualização
31/12/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,740,023