O Museu das Comunicações é a face mais visível da Fundação Portuguesa das Comunicações, criada a 6 de outubro de 1997 e cujos instituidores são a ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, os CTT Correios de Portugal e a Altice Portugal.
O Museu é parte ativa na concretização da missão principal da Fundação: promover o estudo, a conservação e a divulgação do património histórico, científico e tecnológico das Comunicações.
No Museu das Comunicações, oficina viva de Ciência e Tecnologia, miúdos e graúdos descobrem como é divertido comunicar! A pensar no grande público e no público escolar, o Serviço Educativo desenvolve programas de ação pedagógica, percursos temáticos e animações das exposições, que se tornam verdadeiras viagens guiadas pela História das Comunicações de forma lúdica e interativa.
Além das suas exposições permanentes, o Museu organiza exposições temporárias, acolhendo também iniciativas que, pelo seu interesse público, merecem ser enquadradas num espaço que se pretende aberto e dinâmico.
Instituições de que o Museu é membro:
- ICOM - International Council of Museums
- IATM - International Association of Transport and Communications Museums
- APOM - Associação Portuguesa de Museologia
- RPM - Rede Portuguesa de Museus
- MC2P - Associação de Museus e Centros de Ciência em Portugal
- APOREM - Associação Portuguesa de Empresas com Museu
- ATL - Associação de Turismo de Lisboa
As origens da constituição do acervo museológico remontam ao ano de 1878, data em que o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria promulgou as orientações para a Direcção Geral dos Correios, no sentido da criação do “Museo Postal”. A orientação foi acolhida pela Direção Geral que criou o Museu, dotando-o das suas primeiras trinta peças.
Atualmente, o Património Museológico integra um valioso acervo de peças, que vão desde o século XVI aos nossos dias, incluindo uma importante coleção de selos de Portugal e de quase todos os países do Mundo que são membros da União Postal Universal (UPU).
O Património Museológico encontra-se agrupado em grandes coleções para facilitar a organização deste acervo e proporcionar as melhores condições de tratamento, arquivo e investigação museológica.
As coleções deste espólio museológico dividem-se em três grandes áreas:
√ Coleções Postais
√ Coleções de Telecomunicações
√ Coleções Artísticas e Filatélicas
O Património Museológico confiado à Fundação encontra-se em:
Exposição
√ Na Exposição Permanente do Museu das Comunicações, intitulada “Vencer a Distância – Cinco Séculos das Comunicações em Portugal”
√ Em Exposições Temporárias e Itinerantes, organizadas pela Fundação ou por outras entidades
Reservas Museológicas
Locais de acesso reservado e da máxima segurança, equipados com sistemas de controlo ambiental computorizado para uma correta estabilização das condições de temperatura e humidade relativas. Estas Reservas Museológicas têm vindo, nos últimos anos, a tender para a possibilidade de poderem ser espaços visitados, em momentos especiais, bem como por públicos especializados, como investigadores, para a realização de trabalhos de índole científica.
O Património Museológico está inventariado em bases de dados informáticas, o que permite a consulta de informações, relativas a cada peça, incluindo a sua imagem digitalizada.
Conta, ainda, com a disponibilização de informação na internet, através do Catálogo Digital.