"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu Dr. Joaquim Manso

País: Portugal
Distrito: Leiria
Concelho: Nazaré

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Direção-Regional de Cultura do Centro / Ministério da Cultura.
Descrição

O Museu Dr. Joaquim Manso, localizado no Sítio, visa representar a identidade histórico-cultural da região da Nazaré, com incidência na cultura do mar. Os testemunhos milenares e históricos da presença humana nesta costa, a história da vila e o culto de Nossa Senhora da Nazaré, as embarcações e as artes de pesca, o trabalho e a festa e os seus trajes tradicionais, são temas que compõem o percurso expositivo incidente na identidade da região e na sua íntima relação com o mar. Pintura e fotografia de Álvaro Laborinho documentam momentos da vida quotidiana desta vila piscatória.

A exposição
O percurso expositivo inicia-se com vestígios materiais dos tempos pré-históricos (Paleolítico, Neolítico, Idades do Bronze e do Ferro), da Época Romana e do período Paleo-Cristão, este ilustrado nomeadamente por elementos arquitetónicos da Igreja de S. Gião (atribuída ao séc. VII). Da mesma proveniência, expõe-se uma escultura de S. Sebastião, em pedra calcária, dos fins do séc. XV.

Encontram-se referências à Pederneira, primitiva vila medieval que, além de ter recebido Foral de D. Manuel I em 1514, foi também um importante porto e estaleiro naval, sobretudo no tempo das Descobertas.

Do afamado centro do culto mariano que se desenvolveu no Sítio, evidencia-se a iconografia do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré que, segundo a lenda, teria salvo o cavaleiro D. Fuas Roupinho de cair no mar, quando perseguia um veado em dia de nevoeiro.

Na continuação da visita, o Museu apresenta a temática da etnografia marítima, vertente dominante da sua exposição, destacando-se um conjunto de miniaturas de embarcações tradicionais da Nazaré. Este núcleo é enriquecido por pintura e escultura sobre a vila e as suas gentes, que tantos artistas atraíram, incluindo também fotografias de Álvaro Laborinho (1879-1970) da primeira metade do século XX.

Mostra-se ainda o traje tradicional da Nazaré, nas suas versões de trabalho, festa e luto, com particular relevo aos padrões dos tecidos, à sua riqueza decorativa e ao uso de várias saias pelas mulheres.

No jardim, distribuem-se apetrechos ligados ao mar e embarcações tradicionais da Nazaré.

O edifício
Aberto ao público em 1976, o Museu está instalado na antiga casa de férias do Dr. Joaquim Manso, escritor e jornalista fundador do “Diário de Lisboa”, doada ao Estado em 1968 para esse fim, pelo benemérito nazareno Amadeu Gaudêncio.

Na proximidade, o majestoso Promontório sobranceiro ao mar e o conjunto monumental religioso da Ermida da Memória e Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

Modo de funcionamento

Horário
terça-feira a sexta-feira, das 10h-12h30 e das 14h-17h30

Encerrado
fim-de-semana, segunda-feira, feriados

Duração média da visita
30 minutos
Horário dos Serviços Técnicos
segunda a sexta-feira, das 9h-12h30 e das 14-17h30
encerrados em dias feriados

Morada
Rua D. Fuas Roupinho - Sítio Nazaré
2450-065 Nazaré
Telefone
(+351) 262 568 801
Fonte de informação
Câmara Municipal da Nazaré
Data de atualização
20/09/2019
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,382