Património Material
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
A igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Conceição é um templo muito antigo, de construção anterior a 1700. De arquitetura simples, encontra-se gravada na cantaria da porta principal, a data de 1709, data que coincide com a de um restauro. Na verga da porta lateral, lê-se a data 1724.
O interior de uma só nave, é coberto por um teto de madeira de três planos. É revestido de azulejos de algum valor artístico, azuis e amarelos, dos tipos padrão e tapete, do século XVII.
O altar-mor e dois altares laterais apresentam retábulos em talha dourada, do século XVII.
Na cúpula do altar-mor uma pintura e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A capela-mor é coberta por uma abóbada de cruzeiro com vestígios de pinturas do século XVIII.
A torre sineira foi construída em 1871, através de doações públicas.
No adro da igreja encontra-se um túmulo onde repousaram as cinzas de Alexandre Herculano, de 1877 a 1888, data em que mesmas foram trasladadas para a casa do Capítulo do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Este túmulo pertenceu ao General Pedro Viera Gorjão, amigo chegado de Herculano, e que faleceu alguns anos antes. Os dois leões que ornamentavam o jazigo foram roubados.