Museus, Bibliotecas e Arquivos
Museu da Vida Submarina e da História Submersa
Instituição em fase de criação, com instalações provisórias na sede do Centro Português de Actividades Subaquáticas. A ideia deste museu nasceu a partir das colecções reunidas pelo centro de mergulho amador de Lisboa (C.P.A.S.); contudo, a criação deste museu, pode dizer-se terá sido implementada na década de 60, pelo C.P.A.S., quando foram doadas à Câmara Municipal de Lisboa colecções de conchas marinhas, espongiários, briozoários e corais, bem como colecções arqueológicas com peças provenientes da prospecção e localização de arqueosítios submarinos em Portugal, designadamente na Península de Tróia. O museu pretende fazer a interligação entre três áreas do conhecimento, a saber: a Biologia Marinha, a História da Imersão e a Arqueologia do Meio Aquático. Para além do conhecimento das suas colecções, o museu tem também como objectivo fazer a divulgação e preservação do património subaquático.
As colecções que integram o museu dão a conhecer as formas de vida em meio submarino (Núcleo Vida Submarina), e da história da ligação do homem ao meio aquático, desde a Proto-História até à Idade Moderna (Núcleo História Submersa).
Visitas guiadas (mediante pedido prévio). Prevê-se a realização de uma exposição temporária de apresentação pública das potencialidades deste museu. Estão também em agenda a criação de maletas pedagógicas para divulgação do museu junto dos estabelecimentos de ensino.
Horário: Segunda a Sexta-feira: 15h- 24h
Acessos: Autocarros: 23, 29, 43, 51, 201