"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu de Aveiro

Distrito: Aveiro
Concelho: Aveiro

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Equipa Técnica
Serviço Educativo.
Descrição

Este Museu encontra-se instalado no antigo Convento de Jesus, do séc.XV, tendo as suas salas grande valor artístico. Em 1911, o Convento foi entregue à Câmara Municipal, a qual projectou a formação do museu, que foi aberto ao público em 1925. Apresenta um valioso espólio artístico, principalmente do período barroco, na sua maioria de inspiração religiosa: núcleos de pintura, escultura, talha, ourivesaria e têxteis. O seu espólio deve-se ao gosto do aveirense Marques Gomes, o qual recolheu muitos objectos oriundos de extintas casas religiosas aveirenses e lisboetas. As peças essenciais do recheio deste museu são constituídas por numerosos altares, retábulos, nichos, maquinetas, órgãos, paredes revestidas de talha, ornamentadas por silhares de azulejos, túmulos (três), esculturas e altos e baixos-relevos, pinturas, entre outras, totalizando cerca de duas mil peças móveis expostas. A igreja apresenta a perfeita conjugação entre o trabalho de talha dourada, os painéis de azulejo e as pinturas sobre tela, muito característicos do barroco português. No Coro-baixo encontra-se o belo túmulo de Santa Joana, trabalho português ao gosto italiano, executado com embutidos de mármore policromado; a arca tumular é sustentada por anjos-crianças e assente num bloco central, encontrando-se, de cada lado esculpida uma fenix renascida e ostentando nas faces decoração com símbolos entre motivos vegetalistas; as paredes da sala são revestidas com esse tipo de material e com talha dourada. O Coro-alto tem uma decoração em "chinoiserie". Salienta-se, igualmente, a "Casa do Lavor" onde faleceu a Infanta D.Joana, mais tarde transformada em capela. O Claustro dá acesso a pequenas capelas e ao "refeitório", local revestido a azulejos do final do séc.XVII. Existem salões dedicados à escultura, prevalecendo a Escola Coimbrã; salas dedicadas à pintura, ocupando lugar de destaque o retrato da Princesa Infanta Santa Joana, do último quartel do séc.XV, entre outras tábuas da Escola Portuguesa; uma pintura da Virgem do Leite revela o estilo da oficina de Frei Carlos, do séc.XVI. A denominada "Galeria de Aveiro" tem secções de arqueologia, cerâmica, pintura e iconografia de artistas aveirenses. Num salão encontram-se expostas diversas peças ligadas à arte do litoral de Aveiro, salientando-se um pequeno barco moliceiro. Relativamente à imaginária em madeira destacam-se um conjunto de anjos barrocos; dos barristas, além de trabalhos de artistas locais, destacam-se a Sagrada Família, atribuída à oficina de Machado de Castro. No andar nobre encontram-se amplos salões de arte sacra barroca, com trabalhos de escultura, pintura, ourivesaria, torêutica, panejamentos e paramentaria, talha e diversos elementos decorativos. Pode dizer-se que este museu é representativo das artes ornamentais dos séculos XVII e XVIII.

Programas e Projetos
O Serviço Educativo realiza diversas actividades: exposições temporárias; concertos; sessões de teatro e ballet; conferências; etc.. São, igualmente, efectuadas actividades lúdicas e educativas para o público escolar.
Modo de funcionamento
Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, de terça a domingo.
Morada
Avenida de Santa Joana Princesa
3810-329
Aveiro
Telefone
234 423 297
Fax
234 421 749
Web site
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
23/12/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,739,864