"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Torre Ameada

Distrito: Guarda
Concelho: Aguiar da Beira

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 8330 de 17-8-1922
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Militar - Torre
Áreas Artísticas
Arquitectura Militar
Descrição

Esta torre data, provavelmente, do séc. XV, se bem que haja autores que a considerem do tempo dos mouros. Tem planta quadrada, com vários andares (atingindo uma altura de 15 m), tendo a encimá-la uma moldura com ameias. Em cada um dos cantos superiores da muralha, a torre apresenta gárgulas de canhão, construídas em época posterior. Possui telhado de quatro águas, em telha de meia cana e numa das faces, virada a Sul, encontram-se duas janelas e uma fresta alta e estreita; nesta mesma parede existe uma alminha de construção mais recente. A pouco mais de metade da sua altura, a torre estreita-se ligeiramente, eventualmente devido a alteração da sua traça, em data ulterior. Não se sabe ao certo a função exacta da torre, apesar de mostrar características que a aproximam das torres de menagem; as diversas hipóteses de utilização são: defesa, prisão, torre das almenaras ou de função semafórica ou, talvez, apenas como símbolo do poder senhorial. O secular relógio da torre, actualmente em mau estado de conservação, foi restaurado em 1777. Outra designação por que é conhecido o monumento é a de Torre da Cabicanca, a qual, segundo a tradição, servia de local de poiso para uma ave fantástica, na superstição popular, e que aterrorizava a população.

Morada
Largo dos Monumentos Nacionais
3570
AGUIAR DA BEIRA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR,1993.
Data de atualização
21/10/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,049,392