Património Material
Teatro Nacional São João
Teatro de linhas neoclássicas, sendo de destacar, no seu interior, o Foyer e a Sala de Espetáculos.
É o teatro de ópera do Porto.
O primeiro teatro, construído em 1796 pelo italiano Vicente Mazzoneschi, ardeu em 1908. Foi reconstruído três anos depois, segundo projeto do arquiteto Marques da Silva como um teatro à italiana do século XIX e restaurado na última década do século XX.
O robusto edifício possui uma frontaria com quatro colunas jónicas que regulam os espaços em que se integram janelas de arco de volta inteira que por sua vez integram portas emolduradas em mármore e encimadas por frontões. De destacar ainda, sobre o entablamento, quatro figuras alegóricas da autoria dos escultores Diogo Macedo e Sousa Caldas, alusivas à Bondade, Dor, Ódio e Amor. Podem também ver-se nos alçados laterais, máscaras feitas pelo escultor Joaquim Gonçalves da Silva.
No interior fazem parte da elegante decoração esculturas de Diogo Macedo, Henrique Moreira e Sousa Caldas, tendo o teto sido pintado por Acácio Lino e José Brito.
PORTO A PATRIMÓNIO MUNDIAL: Processo de candidatura da Cidade do Porto à classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade - 1993, Câmara Municipal do Porto, 1993.