"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Sé de Évora

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Fachada Sé de Évora Portal principal Sé de Évora Escultura de Apóstolo no Portal, atribuída a Mestre Pêro Escultura de Apóstolo no Portal, atribuída a Mestre Pêro Interior da Sé de Évora Altar-Mor da Sé de Évora Ábside da Sé de Évora Imagem de Nossa Senhora do Ó
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 10-01-1907, publicado a 17-01-1907; Decreto de 16-06-1910.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Estilo(s)
Românico, Gótico, Neoclássico
Descrição

Foi fundada em 1186 no local da primitiva mesquita árabe, durante a época de transição do românico para o gótico, e consagrada a Santa Maria em 1204.
Atribui-se a sua fundação ao bispo D. Paio, mas o embelezamento e finalização das obras datam da segunda metade do séc. XIII, do tempo do bispo D. Durando Paes.
Consiste num edifício de volumosa e austera construção de cantaria, com bela estrutura românica, da qual se salientam duas majestosas torres quadradas. O seu pórtico ogival encontra-se decorado com estátuas do Apostolado, em mármore.
O seu interior apresenta planta em cruz latina, sendo composto por três naves, a central com 70 m de comprimento (é a maior catedral do país), sendo divididas por arcarias sóbrias, com trifório. É iluminada, no cruzeiro, por um imponente zimbório octogonal de inspiração francesa de Poitou, e por rosáceas de decoração mística.
Na nave central destacam-se as raras imagens góticas de Nossa Senhora do Ó, medieval e esculpida em mármore policromado, e do Anjo da Anunciação, de madeira estofada, atribuída ao flamengo Olivier de Gand.
Em 1717, foi demolida a ábside gótica, tendo sido substituída por uma nova capela-mor, patrocinada por D. João V, obra monumental neo-clássica, projetada pelo arquiteto alemão Ludwig e concluída em 1746. Edificada em mármores alentejanos e italianos, aí trabalharam ilustres artistas nacionais e estrangeiros, entre os quais Manuel Dias, o Pai dos Cristos (notável Cristo que encima o altar), Bellini de Pádua (esculturas) e Agostino Masucci (pintura), de Roma.
Bastante valioso é o cadeiral do coro alto, esculpido com motivos inspirados em Rafael, bíblicos, mitológicos e hagiográficos, a partir de desenhos de Cornélio Boos, de Antuérpia (1562).
O grande órgão renascentista, do séc. XVIII, em carvalho, considerado o mais antigo da Europa, é contemporâneo do Coro. Foi restaurado em 1670 pelo organista Miguel Dias, em 1830 por Joaquim Maria Morte e em 1966 pelo organista holandês Flentop, trabalho financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, a qual subsidia os concertos da Sé.
Notável é o pórtico da capela-tumular dos morgados do Esporão, obra proto-plateresca aberta no cruzeiro (1529-30).
Destaca-se, ainda, o seu notável claustro, edificado no séc. XIV (1328-40), com equilibradas proporções e linhas arquitetónicas.
Integrado na Sé encontra-se o valioso Arquivo Capitular, que remonta às origens da nacionalidade, e o Museu de Arte Sacra, inaugurado em Maio de 1983, durante as comemorações do VII Centenário da Fundação da Catedral. O museu encontra-se instalado em três salas da ala Norte, correspondente à torre românica, galerias altas da nave do Evangelho e à Casa do Tesouro.

Núcleos mais importantes
Museu de Arte Sacra.
Intervenções e Restauros
Em Julho de 1995, durante a visita de dois técnicos estrangeiros, peritos em Patologia da Pedra, a convite do IPPAR, foram detectadas infiltrações de água e juntas abertas neste edifício.
Morada
Largo do Marquês de Marialva
7000 Évora
Telefone
(+351) 266 769 800
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALVES, Afonso Manuel, Évora a Cal e a Pedra, Publicações D. Quixote, Lisboa, 1990.

ESPANCA, Túlio, Évora - Encontro com a Cidade, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1988.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
15/09/2015
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,567