Património Material
Solar dos Condes de Vinhó e Almedina
Edifício do séc. XVIII, de cave e dois pisos, soco, cunhais e molduras das janelas e portas em cantaria de granito, panos de parede rebocados a branco. Na fachada principal, a abrir para a Rua Direita, sobressai o brasão da família a ornamentar o frontão da porta principal.
O primeiro Conde de Vinhó e Almedina (1906) foi António Homem Machado de Figueiredo Leitão, filho do primeiro Conde de Caria, que casou em segundas núpcias com Dona Luísa Guedes de Guimarães, senhora de grande renome nas artes, nomeadamente na pintura, assim como seu pai, fundador do Museu de Arte Antiga.
O Solar foi adquirido pela Câmara Municipal e nele funciona o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta (desde 1985). Até agosto de 1995 funcionou também a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.
Mestre Abel Manta (doação de desenhos, gravuras e quadros a óleo feita pela família), dos Pintores: Júlio Pomar, Vieira da Silva, João Abel Manta, Clementina Carneiro de Moura, António Serra, Bartolomeu Cid, Arpad Szénes, entre outros.