"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ruinas da Igreja de Ansiães

Distrito: Bragança
Concelho: Carrazeda de Ansiães

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 14985 de 3-2-1928
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Românico
Áreas Artísticas
Arquitectura, Escultura
Descrição

No castelo de Ansiães, intra-muros e frente à Porta de S. Salvador, encontra-se a igreja do mesmo nome, orientada no tradicional sentido Poente-Nascente. Neste templo, de origem românica, em granito, destaca-se a fachada, com os seus arcos. É um dos raros exemplos de igrejas do Nordeste que possui tímpano e arquivoltas historiadas. O tímpano da fachada principal, em semicírculo, encontra-se decorado com as figuras de Deus Pai, dentro de uma mandorla, ladeado pelo Filho e pelo Espírito Santo (em forma de pomba) e, em baixo, dois animais míticos.  A delimitar o tímpano, quatro arquivoltas com motivos geométricos, vegetalistas, simbólicos, figuras humanas e animais (a terceira arquivolta inclui carrancas em diversas posturas extravagantes, e a quarta apresenta-se decorada com símbolos cristãos). Os capitéis das colunas que suportam as arquivoltas mostram também decoração simbólica zoomórfica e quadros grotescos. Duas estreitas janelas, geminadas e com colunelos, em cada um dos alçados norte e sul, permitem uma ténue iluminação ao interior. Existe ainda, em cada uma destas fachadas laterais, uma porta estreita de arco abatido e decorado singelamente, assente em espesso friso trabalhado; colunas adossadas de cada lado, com fustes curtos relativamente à altura dos capitéis e das bases e tímpano com vão formado por quatro lóbulos inscrito em moldura circular. Superiormente são percorridas por cachorradas simples. No interior tinha um altar-mor e dois colaterais em honra de Nossa Senhora do Rosário e de S. Brás. Embora parcialmente restaurada, falta à igreja a sua sineira sobre a empena, bem como a cobertura de uma dependência - a capela de Nossa Senhora da Graça - que foi acrescentada à frontaria, adossada de modo a ocupar o ângulo sudoeste até ao portal. Dentro desta capela encontram-se bastantes sepulturas que foram profanadas por pretensos descobridores de tesouros. A igreja possuía um adro onde se encontravam diversas sepulturas com os símbolos das comendas de ordens militares à cabeceira.

Estado de Conservação
Património em perigo
Em ruinas.
Morada
Lugar do Castelo de Ansiães, Selores
5140
CARRAZEDA DE ANSIÃES
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (orientação e coordenação), Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

... de Ansiães a Carrazeda de Ansiães, [Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães], Bragança, [D.L. 1991].

GIL, Júlio e CALVET, Nuno, As mais belas igrejas de Portugal, vol. I, Verbo, Lisboa, 1988.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.

Data de atualização
24/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,780,165