"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Restaurante Comercial

Distrito: Porto
Concelho: Porto

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 29/84 de 25-6
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamentos de Cultura e Recreio
Áreas Artísticas
Trabalho do Ferro
Uso atual
Agência bancária do Banco Pinto & Sotto Mayor
Descrição

Antigo restaurante "Comercial" fundado em 1894, por um mestre de cozinha espanhol de nome Manuel Recarey Antelo. Frequentado pelos amantes da boa mesa foi também o lugar de encontro de conhecidas personalidades das diversas áreas da sociedade. O restaurante, que incluia ainda salão de banquetes, era ricamente decorado com colunatas, vitrais, estuques, mobiliário, sendo considerado um dos melhores do Porto.

Após ter deixado de fazer parte do património dos herdeiros do fundador, no final dos anos 60, a antiga casa comercial passou a ser propriedade do industrial Fernando Maia, que introduziu as primeiras alterações no interior, adaptando-a a casa de chá e pastelaria.

Comprado entretanto, pelo Banco Pinto & Sotto Mayor, o interior do Comercial foi alterado e despojado da sua decoração para servir como agência bancária.
Mantém-se a interessante fachada com molduras e motivos trabalhados em ferro fundido.

Morada
Rua do Infante D. Henrique, nº 77 a 79
4050
PORTO
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

PORTO A PATRIMÓNIO MUNDIAL: Processo de candidatura da Cidade do Porto à classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade - 1993, Câmara Municipal do Porto, 1993.

Data de atualização
09/02/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,464,434