"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Sinagoga Portuguesa Shaaré Tikvah

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
5/2002, DR, 1.ª série-B, de 19-02-2002
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Sinagoga
Descrição

A comunidade judaica em Portugal tem raízes antigas e a sua história conforme é sabido foi em determinados períodos atribulada. Devido à perseguição movida pela Inquisição, até praticamente ao início do séc. XIX não existia nenhum templo hebraico em Lisboa. A partir da abolição daquela instituição, os judeus começaram a regressar, vindos principalmente do Norte de África, e em meados daquele século, já existiam na capital portuguesa algumas sinagogas que funcionavam em andares alugados. Entre elas contava-se a do Beco das Linheiras, fundada por Abraão Bensaúde que instituiu o Banco de Lisboa & Açores. Durante alguns anos, depois da sua morte, esta sinagoga foi mantida pelos seus familiares, tendo sido fechada no momento em que se fundou a actual sinagoga.

Para construção do templo judaico foi comprado em 1901 um terreno localizado na Rua Alexandre Herculano, e após esse acto foi convidado o arquitecto Miguel Ventura Terra para a execução do projecto, tendo sido construtor Abílio Pereira de Campos. A inauguração do templo foi realizada em 18 de Maio de 1904. Curiosamente, o plano que foi aprovado pelo município de Lisboa, de acordo com a lei presente na época, não permitia a qualquer templo não católico que a entrada principal desse para a rua, daí que o acesso da sinagoga se faça por um portal situado num pátio interior.

O edifício de um único volume, possui planta rectangular, simétrica, segundo a orientação - acesso da sinagoga / cidade de Jerusalém. A cobertura é em telha de Marselha, sendo na área do templo em telha de vidro. A fachada principal, é rasgada por estreitos janelões e mostra um pórtico ogival com duas colunas que permite a entrada aos homens. Os alçados laterais possuem vãos alinhados apresentando as dos dois primeiros pisos, arcos de volta inteira e as do terceiro, oculares. No alçado esquerdo uma porta dá acesso às mulheres.

O interior, organiza-se numa ala central com pé-direito correspondente aos três pisos e por alas laterais definidas por colunas romano-bizantinas em pedra que suportam as galerias. O lugar do(s) celebrante(s), localiza-se ao centro, no lugar onde se observa um estrado (bimá) e uma mesa (almemór), orientados para nascente, para a escada de Elias e o Santuário (ehal) que guarda os rolos da lei (torah). Em cada um dos lados e no topo contrário, virados para o centro, ficam os assentos dos homens enquanto os das mulheres se encontram nas galerias superiores.

Intervenções e Restauros
1948/49: obras de reconstrução da sinagoga (reparação da cobertura e ampliação do templo pelo arq. Carlos Ramos).
1959: reparação da cobertura devido a estragos provocados pela queda da chaminé de um prédio adjacente.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Rua Alexandre Herculano, nº 59, S. Mamede
1250-010
LISBOA
Telefone
21 388 1592
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
AMZALAK, Moses Bensabat, A Sinagoga Portuguesa Shaaré Tikva - As Portas da Esperança, Lisboa, 1954.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

Data de atualização
18/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,793,616