"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ponte de Tôr

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Classificação
IIM Imóvel de Interesse Municipal
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Descrição

Durante muito tempo, vários foram os investigadores que atribuíam uma cronologia romana à ponte da Tôr, contudo, estudos recentes apontam noutro sentido. Nos finais do século XIII a ponte ainda não estaria construída. Portanto, a sua construção deverá datar da Baixa Idade Média, pois a primeira referência à mesma é uma anotação posteriormente acrescentada à ata da sessão de 25 de abril de 1408, das vereações de Loulé.

Destacam-se também várias siglas medievais desde o arranque dos pilares e, nas aduelas que fecham o último arco a norte, são visíveis dois escudos com armas régias portuguesas, onde os escudetes laterais se encontram deitados, prática corrente antes da reforma heráldica de finais do século XV.

A ponte é constituída por cinco arcos de volta perfeita que são reforçados por quatro talhamares de forma triangular, de ambos os lados da ponte. Os silhares dos talhamares são de calcário, apresentando dimensão mediana e são bem esquadriados.

A configuração do tabuleiro é em cavalete, encontrando-se atualmente revestida por alcatrão. O leito do rio é pavimentado com lajes, que protegem os pilares atenuando a força erosiva das águas.

Classificada como Imóvel de Interesse Municipal desde 2014.
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia

RODRIGUES, Sandra, As vias romanas do Algarve. [s.l.], Centro de Estudos do Património da Universidade do Algarve: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, 2004, p. 94 – 95.

Data de atualização
14/08/2015
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,568,383