"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ponte de Gimonde

Distrito: Bragança
Concelho: Bragança

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 29/90 de 17-7
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Estilo(s)
Românico
Áreas Artísticas
Engenharia
Descrição
É uma construção de xisto, românica, aproveitando provavelmente uma mais antigas da época romana. Está lançada sobre um canal que faz parte dos rios Igrejas e Contense, designado por rio Malara. É formada por seis arcos redondos que sustentam um tabuleiro em lombo asinino. As guardas possuem grandes pedras na posição vertical.
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contactar a Região de Turismo do Nordeste Transmontano Largo do Principal – Apartado 173 - 5301-902 BRAGANÇA Tel: 273 331 078 - Fax: 273 331 913
Morada
Gimonde
5300
BRAGANÇA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (orientação e coordenação), Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1976.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.

OLIVEIRA, Manuel Alves de, Guia Turístico de Portugal de A a Z, Círculo de Leitores, (Lisboa), 1990.

Data de atualização
24/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,074,866