Património Material
Ponte de D. Maria Pia
Entre o Porto e a Serra do Pilar, em 5 de Janeiro de 1876, são iniciadas as obras de uma ponte metálica sobre o rio Douro, que faz a ligação com o primeiro troço (entre Campanhã e Braga) de caminho de ferro a norte daquele rio, e se torna fundamental para a ligação do eixo Lisboa - Porto. Esta importante obra da arquitectura e engenharia do ferro, considerada uma obra de arte, ficou designada por Ponte D. Maria Pia e deve o seu projecto e construção à casa Eiffel & Cª de Paris, sendo o projecto da autoria dos engenheiros Gustave Eiffel e do seu sócio Teófilo Seyrig. Depois de concluídas os trabalhos em 28 de Outubro de 1877, a ponte, que utilizou cerca de 1600 toneladas de ferro, ficou com um elegante arco parabólico, considerado na altura o maior do mundo, com uma corda de 160 metros; o tabuleiro que transpõe o rio à altura de mais de 62 metros (na baixa-mar), perfaz um comprimento de 354 metros e é apoiado em vários pilares, respectivamente, três no lado da Serra do Pilar e dois do lado do Porto, e por outros dois pilares mais pequenos, em cada lado do fecho do arco.
Obs.: imagem de um bilhete postal antigo mostrando a Ponte de D. Maria Pia.
Ponte Maria Pia : 1877 - 1977 (Folheto), Caminhos de Ferro Portugueses, [s.d.].