"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Pelourinho de Alvalade

Distrito: Setúbal
Concelho: Santiago do Cacém

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
23 122, DG 231, de 11-10-1933
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Tipologia original
Arquitectura Civil - Mobiliário
Estilo(s)
Manuelino. Séc. 16 (1510/1520)
Áreas Artísticas
Cantaria
Descrição

Instrumento e símbolo de autonomia administrativa e judicial, foi erguido em frente dos antigos Paços do Concelho em data ao redor da outorga do foral, ou seja um pouco depois de 1510. É constituído por um soco de 4 degraus de planta rectangular, base,  fuste de coluna cilíndrica, lisa, capitel incompleto em forma de tronco de prisma invertido com 2 rebordos terminais, e rematado com coruchéu.

Em 1957, no decurso de uma intervenção de conservação no edifício dos antigos Paços do Concelho, o pelourinho é desmantelado e removido do plinto onde se encontrava, e as suas peças são depositadas no cemitério, onde vão permanecer até meados dos anos oitenta.

Em Setembro de 2000, o pelourinho de Alvalade é restaurado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e recolocado no centro da Praça D. Manuel I.

Está actualmente depositado na igreja da Misericórdia.

Morada
Praça D. Manuel I, Santiago do Cacém
7565-021
ALVALADE
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
11/05/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,733,832