"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Pelourinho de Alvalade

Distrito: Setúbal
Concelho: Santiago do Cacém

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
23 122, DG 231, de 11-10-1933
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Tipologia original
Arquitectura Civil - Mobiliário
Estilo(s)
Manuelino. Séc. 16 (1510/1520)
Áreas Artísticas
Cantaria
Descrição

Instrumento e símbolo de autonomia administrativa e judicial, foi erguido em frente dos antigos Paços do Concelho em data ao redor da outorga do foral, ou seja um pouco depois de 1510. É constituído por um soco de 4 degraus de planta rectangular, base,  fuste de coluna cilíndrica, lisa, capitel incompleto em forma de tronco de prisma invertido com 2 rebordos terminais, e rematado com coruchéu.

Em 1957, no decurso de uma intervenção de conservação no edifício dos antigos Paços do Concelho, o pelourinho é desmantelado e removido do plinto onde se encontrava, e as suas peças são depositadas no cemitério, onde vão permanecer até meados dos anos oitenta.

Em Setembro de 2000, o pelourinho de Alvalade é restaurado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e recolocado no centro da Praça D. Manuel I.

Está actualmente depositado na igreja da Misericórdia.

Morada
Praça D. Manuel I, Santiago do Cacém
7565-021
ALVALADE
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
11/05/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,454,371