"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Paços do Concelho de Évora

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Solar
Valor patrimonial
Valor Artístico, Valor Histórico
Estilo(s)
Neoclássico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil, Arquitectura do Ferro, Estuques
Uso atual
Paços do Concelho
Descrição

A Câmara Municipal teve diversos locais de reunião pública; o primeiro local, ao que parece, com licença da prelatura, ficava no alpendre da Porta do Sol da Sé e, por esse motivo, foi esculpido no extradorso do transepto, sobre a galeria do claustro gótico, o mais arcaico brasão de armas do concelho, o qual representa, segundo a tradição, Giraldo sem Pavor, o conquistador da cidade em 1165.
Depois funcionou no Largo dos Açougues, junto do Templo, local onde foi fundado o Colégio dos Meninos do Coro, no séc. XVII.
Mais tarde, D. Manuel I transferiu os serviços admnistrativos e judiciais para a Praça Maior (Giraldo), tendo ordenado a edificação de novos paços no estilo manuelino-mudéjar (1513-16), os quais, com o Pelourinho, desapareceram no final do séc. XIX.
Finalmente em 1882, o Município foi transferido para a Praça do Sertório, após ter sido adquirido o antigo solar dos Martins de Silveira, condes de Sortelha.
Este edifício foi bastante remodelado e perdeu o aspecto antigo, que compreendia o pátio aclaustrado, uma torre medieval e algumas abóbadas quinhentistas, de que subsiste a do Arquivo, com tecto polinervado da Renascença.
Em Dezembro de 1987, durante o levantamento do sobrado desta sala e em sondagens efectuadas pelo Serviço Regional de Arqueologia da Zona Sul, foram encontrados importantes vestígios das termas romanas da cidade.
Após 1910, foram realizadas grandes obras que procuraram dar ao imóvel a feição arquitectónica original, com o vasto átrio de escadaria e coberturas metálicas (novidade introduzida em Portugal pelo engenheiro francês Eiffel). As obras seguiram o projecto do arquitecto Alfredo da Costa Campos, de Lisboa, com os construtores D. Argente, Lda. e Gabriel Mendes, tendo sido nesta fase construído o Salão Nobre, com estuques e elementos clássicos.

Morada
Praça do Sertório
7000
ÉVORA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ESPANCA, Túlio, Évora - Encontro com a Cidade, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1988.
Data de atualização
22/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,765,597