"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Paços do Concelho (antigo Colégio dos Jesuitas)

Distrito: Guarda
Concelho: Gouveia

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Equipamento
Valor patrimonial
Valor Histórico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura
Uso atual
Encontram-se intalados neste edifício os Paços do Concelho, Tribunal da Comarca e outras Repartições
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Gouveia
Equipa Técnica
Serviços Técnicos de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal de Gouveia.
Não tem conservador dos Museus anexos.
Descrição

Imóvel do séc. XVIII, construído por ordem de D. Maria Ferreira, para os Padres Jesuítas aí ensinarem Latim e Moral, primeiramente e, a partir de 1722, ensinarem também a ler e escrever.
Foi inaugurado em 1739 e funcionou até à expulsão dos Jesuítas de Gouveia, em Maio de 1759, pelo Marquês de Pombal.
Posteriormente, foi utilizado para recolha de freiras Franciscanas do Convento de Loreto de Almeida, durante as Invasões Francesas. Em 1809 foi utilizado para fins militares tendo sido transformado em quartel e hospital. Em 1839, por decisão de D. Maria II, funcionaram aqui os serviços do Tribunal da Comarca e a Cadeia pública. Foi depois comprado pela Câmara Municipal, onde actualmente funcionam os Paços do Concelho
Este edifício organiza-se simetricamente em relação a um corpo central, que terá sido ocupado por uma igreja, hoje inexistente. A fachada principal, virada a poente, é realçada pelo portal principal e dois laterais, que terão pertencido à referida igreja. O edifício organiza-se em torno de dois pátios interiores, ajardinados, presentemente comunicantes. Construído em boa cantaria de granito, com dois pisos, possui como estrutura um sistema de arcarias com fortes pilares de granito e abóbadas de arestas. A fachada principal assenta sobre um galeria executada em abobadilha de lajetas cerâmicas.
O edifício está abrangido pela Zona de Protecção aos edifícios públicos.

Núcleos mais importantes
No Museu de Arte Sacra encontra-se o único vestígio material existente da antiga Sinagoga de Gouveia - a Torsa da Porta - com inscrições em Hebraico.
Estado de Conservação
Intervenções e Restauros
O Restauro de 1964 transformou o espaço ocupado pela antiga Igreja em grande escadaria de acesso ao piso superior. Algumas transformações interiores, por necessidade de criação de novos espaços para funcionamento dos serviços.
Museu de Arte Sacra: As peças expostas necessitam de urgentes cuidados técnicos especializados de conservação e restauro.
No pátio do Museu foram encontrados achados arqueológicos diversos.
Programas e Projetos
Concertos, colóquios, exposições. Recuperação da zona das caves (em abobadilha) como sala de exposições temporárias - Espaço João Abel Manta.
Morada
Av. 25 de Abril
6290
GOUVEIA
Fonte de informação
Câmara Municipal de Gouveia
Bibliografia
AMARAL, Abílio Mendes do, Aulas Públicas de Primeiras Letras no Termo de Gouveia, separata da Revista "Beira Alta", Viseu, 1971.

GUERRINHA, José, Conhecer Gouveia, Gouveia, 1985.

MOTA, Eduardo, Os Lanifícios e o Urbanismo de Gouveia, Instituto de História de Arte, Coimbra, 1985.

Data de atualização
11/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,068,236