"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Paços Municipais, antigos

Distrito: Bragança
Concelho: Bragança

Domus Municipalis
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910; Boletim nº 4 da D.G.E.M.N.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Tipologia original
Arquitectura Civil - Edifício Público
Estilo(s)
Românico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil
Descrição

De planta pentagonal irregular, este edifício é o único da arquitectura civil românica existente em Portugal. De origem controversa, a tese mais generalizada aponta a sua construção durante o séc. XII ou XIII, como casa de água (o piso térreo é uma cisterna com abóbada de berço).

Posteriormente serviu como local de reunião dos «homens bons» do concelho; a existência de uma bancada de granito que corre ao longo das paredes do piso superior, onde se terão sentado aqueles munícipes, parece comprovar essa ideia. O pavimento é constituído por pedras de granito aparelhadas e sem divisões.

O edifício apresenta uma cornija assente em modilhões historiados que se repetem no interior. As faces do polígono construído são rasgadas superiormente por janelas de arco abatido, que se sucedem de forma contínua. As molduras são lisas, com excepção das que se encontram no lado nascente, onde apresentam interiormente uma arquivolta decorada com motivos estreliformes. O piso inferior possui uma abóbada de canhão.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contactar a Região de Turismo do Nordeste Transmontano Largo do Principal – Apartado 173 - 5301-902 BRAGANÇA Tel: 273 331 078 - Fax: 273 331 913
Morada
5300
BRAGANÇA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1982.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.

OLIVEIRA, Manuel Alves de, Guia Turístico de Portugal de A a Z, Lisboa, Círculo de Leitores, 1990.

Data de atualização
29/07/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,448,075