"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Paço de São Vicente, (não abrange a cerca)

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 33587 de 27-3-1944
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Conventual/Monástica
Valor patrimonial
Valor Artístico, Valor de Memória
Uso atual
Instalações de diversos serviços públicos
Descrição

O Mosteiro e a Igreja de São Vicente fazem parte do conjunto que pertenceu aos cónegos regrantes de Santo Agostinho. Em 1582 D. Filipe I mandou arrasar a primitiva construção, edificando o que actualmente se observa. O Convento é da autoria de Leonardo Turriano, Baltazar Álvares, Pedro Nunes Tinoco e João Nunes Tinoco. A sacristia foi projectada por Luis Nunes Tinoco, enquanto que as esculturas ficaram a cargo de Claude Laparde. Após a expulsão das ordens religiosas em 1834, a zona conventual foi transformada em paço episcopal e no séc. XIX, no antigo refeitório dos monges instalou-se o Panteão da Casa de Bragança. Nos anos 40 do séc. XX foram ocupadas algumas dependências conventuais pelo Liceu Gil Vicente, e em 1952 a antiga Sala do Capítulo foi adaptada em Panteão dos Patriarcas.

O acesso aos claustros e dependências conventuais faz pela Igreja ou por um portal da fachada lateral. A planta é composta por vários volumes articulados com cobertura de quatro águas. O alçado principal a oeste é de corpo único e de um só andar destacando-se dele o portal seiscentista que forma um arco, ladeado por pilastras caneladas que terminam em acrotérios, articulando-se assim com uma janela de sacada coroada por pedra de armas do reino. À direita do portal sucedem-se quatro janelas, idênticas e à esquerda, um nicho, alberga a imagem em pedra de Santo Onofre, assim como medalhões e capitéis decorados com a emblemática de São Vicente e de São Sebastião. Transpondo o portal tem-se acesso à Sala da Portaria, compartimento quadrangular com tecto pintado, da autoria de Vicenzo Baccarelli e datado de 1710, representando o Triunfo da Igreja contra os Maniqeus, tendo como figura central Santo Agostinho. Existem ainda azulejos joaninos, uns figurando cenas históricas, outros relacionados com a fundação do mosteiro, além de uma teia de embrechados polícromos com balaustrada torneada a pau santo. Pela Portaria tem-se acesso à galeria, e por ela chega-se aos claustros, ambos quadrangulares. Neles destacam-se os azulejos que revestem os muros totalizando um conjunto de 81 painéis da 1ª metade do séc. XVIII, de temática variada: paisagens campestres, marítimas, pastoris, cenas de fábulas de La Fontaine. Entre os dois claustros situa-se a sacristia, cujo acesso se faz por um portal ladeado de pilastras e encimado por um frontão que apresenta as armas reais. A sacristia é um compartimento rectangular, revestido a mármore polícromo, ostentando no tecto uma composição pictórica de autor desconhecido. Nela estão guardadas as alfaias religiosas. O retábulo do altar tem uma representação da "Assunção da Virgem" de André Gonçalves. Outras dependências conventuais são igualmente decoradas a azulejos azuis e brancos do período joanino, realçando-se a composição dos alizares das escadarias que conduzem à torre e aos antigos Paços Episcopais, bem como um painel de azulejos representando um cortejo episcopal situado nos terraços do patamar dos claustros.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Largo de S. Vicente e Rua Voz do Operário, S. Vicente de Fora
1100
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, D. Fernando de (dir.), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol.V - Segundo Tomo, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1975

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos quintas & Associados - consultores, Lda. 1994.

Data de atualização
26/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,742,984