"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio dos Marqueses de Abrantes

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna, Contemporânea
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Palácio
Uso atual
Embaixada de França
Descrição

O seu núcleo primitivo está ligado ao Paço Real de Santos-o-Novo, remontando a construção ao séc. XV. Serviu de residência régia até 1578, tendo caído depois no abandono. Em 1629 D. Francisco Luís de Lencastre introduziu-lhe várias transformações, destacando-se a construção da Capela. Mais tarde, em 1711, realizam-se obras no palácio, sob a direcção do arquitecto João Antunes.
O Palácio foi arrendado por diversas vezes, tendo sido adquirido em 1911 pelo Governo Francês que em 1948 o converteu em Embaixada.

O edifício apresenta uma planta em L, acompanhando a Calçada Marquês de Abrantes por onde se tem acesso ao seu interior, e por alas que ladeiam o pátio e o jardim. A fachada principal é delimitada por pilastras, tendo cada corpo janelas falsas ao nível do piso térreo e janelas de sacada no piso superior. O portal nobre é emoldurado de cantaria. As fachadas laterais têm dez janelas de sacada com gradeamento setecentista no primeiro piso e janelas falsas no piso térreo. O lado poente é mais estreito tendo somente duas janelas de sacada e duas falsas. Por um passadiço tem-se acesso ao pátio rectangular, sendo a face sul rasgada por oito janelas de sacada e oito de peitoril, e rasgada no lado norte por um arco.

No interior há que destacar diversas dependências. O vestíbulo tem tecto de abobadilha de aresta suave, pavimento empedrado de pedra rolada e de paredes revestidas de silhares de azulejo monócromos de tipo tapete. O átrio com tecto de estuque é ornamentado com pinturas de aves. A Sala da Música tem quatro portas que dão para o jardim superior. O seu tecto é revestido de pinturas representando Juno e Vulcano enquanto que as paredes possuem grinaldas, motivos musicais, frutos e peixes. O Salão Nobre ostenta um tecto em abobada de arco com pinturas de figuras mitológicas e alegóricas. A Sala de Jantar tem o tecto abaulado, de estuque, com um painel alegórico ao centro. A Sala das Louças (antiga Sala de Chá) possui tecto apainelado em cúpula piramidal, totalmente revestido por porcelanas e faianças do Japão e da Índia, de tons azulados e com as faces ornamentadas a talha dourada. Um friso de azulejos circunda a base da cúpula, sendo a sanca igualmente revestida de louças orientais. A Capela de carácter seiscentista tem uma nave e capela-mor. O tecto é decorado com cenas do Pentecostes, e o altar é guarnecido a talha dourada, possuindo uma tábua figurando passos da vida de Cristo e da Virgem. O arco de madeira da capela-mor é ornamentado de pinturas. O corpo da capela é enriquecido por azulejos seiscentistas com representação da Fuga para o Egipto. As portas que ladeiam o altar são decoradas a talha dourada. Na Sacristia vê-se um Anjo do Silêncio em azulejo. O tecto é de madeira com pinturas de motivos eucarísticos. O revestimento das paredes é feito a azulejos seiscentistas representando grandes cordas entrelaçadas. O chão é de tijoleira portuguesa.

Os jardins do palácio incluem uma grande diversidade de flora, e encontram-se dispostos em três patamares. No jardim superior encontra-se uma mesa com tampo de mármore e quatro pés de pedra. O jardim inferior, contíguo ao superior, é amparado por uma gigantesca muralha. O terceiro jardim situa-se ao lado do anterior, mas num plano mais elevado.

Intervenções e Restauros
Teve alterações nos séculos XVIII e XIX.

Em 1937 foram edificadas as dependências do Instituto Francês em corpo acrescentado à ala O.
Em 1995-96 - efectuou-se a recuperação das pinturas que decoravam as salas.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contacte a Câmara Municipal de Lisboa - Departamento de Turismo Rua Alexandre Herculano, 46-7º - 1250-054 Lisboa Tel: 213 588 591 E-mail: turismo@mail.cm-lisboa.pt
Morada
Calçada do Marquês de Abrantes, nº 123
1200
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Inventário de Lisboa, Fascículo VI, Edição Câmara Municipal de Lisboa, 1950.

FERREIRA, Fátima Cordeiro G. ; CARVALHO, José Silva ; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa , Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (Dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - consultores, Lda., 1994.

Data de atualização
24/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,742,948