"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio dos Condes de Redondo

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 735/74 de 21-12; ZEP, Port. nº 529/96, DR 228, 1ª Série-B, de 1-10-1996
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Palácio
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco
Uso atual
Sede da Universidade Autónoma de Lisboa (U.A.L.)
Descrição

A sua construção é da segunda metade do séc. XVII e correspondia a uma primitiva casa que posteriormente foi ampliada e tornada palácio. Aquando da morte do 8º Conde D. Francisco de Castelo Branco, e não deixando descendentes, a Casa e o Condado reverteram para a Coroa.

A fachada em cantaria é extensa, possuindo pilastras toscanas que dividem 22 janelas repetidas por dois andares. A fileira de janelas do segundo andar tem varandas com parapeitos em ferro forjado. A porta principal é sobreposta por um frontão triangular interrompido, e por ela tem-se acesso ao pátio de honra, cujas paredes se assemelham à da fachada. De destacar a escadaria do átrio situado ao fundo do pátio.
A conservação do Palácio foi beneficiada pelo actual aproveitamento do espaço que serve de instalações à Universidade Autónoma de Lisboa.

Estado de Conservação
Intervenções e Restauros
Em 1939 deflagrou no palácio um incêndio, tendo por essa razão no ano seguinte sido alvo de trabalhos de reparação em várias dependências da ala sul .

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Rua de Santa Marta, nº 56 a 56E e Rua do Conde Redondo, nº 147, Coração de Jesus
1150
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, D. Fernando de (dir.), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa : Lisboa, vol. V, tomo segundo, Junta Distrital de Lisboa, 1975.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - consultores, Lda. 1994.

Data de atualização
24/11/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,501,999