Património Material
Palácio do Raio
O Palácio do Raio, ou Casa do Mexicano é um palácio construído em 1754-55, por encomenda de João Duarte de Faria, poderoso comerciante de Braga, e projeto do arquiteto André Soares, é um dos mais notáveis edifícios de arquitetura civil da cidade de Braga, em estilo barroco joanino.
O palácio foi vendido em 1853, por José Maria Duarte Peixoto, a Miguel José Raio, visconde de São Lázaro, ficando conhecido como Palácio do Raio.
Miguel José Raio era um capitalista brasileiro, nascido em Braga, na rua da Cruz de Pedra, em 10 de Maio de 1814 e falecido em 14 de Agosto de 1875.
O novo proprietário, em 1863, abriu a rua em frente do palácio, para permitir uma melhor visão da sua casa e poder construir duas habitações para as suas filhas.
Atualmente pertence à Santa Casa da Misericórdia de Braga e está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1956.
A classificação é referente à fachada e à escadaria. É um edifício tipicamente barroco, de fachada "rocaille", onde se rasga um belo portal recortado, sobrepujado por um balcão de balústres flanqueado por duas esculturas. O andar nobre possui janelas recortadas com molduras de granito lavrado, sendo ainda de salientar o trabalho de ferro forjado das varandas. A encimar o edifício, assente na cornija, uma balustrada com seis fogaréus e duas ânforas em cada um dos cantos, ao centro frontão enquadrando pedra de armas.
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.
Praça Dr. José Ferreira Salgado, 90 - 6º . 4704-525 Braga
Tel: 253 202 770
Fax: 253 202 779
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.