Património Material
Palácio de S. João Novo
Palácio em estilo barroco, mandado construir em 1727 por Pedro da Costa Lima, administrador dos estaleiros da Ribeira, para sua residência. A construção tem sido atribuída ao arqº Nicolau Nasoni, mas os estudos de Jaime Ferreira Alves comprovam que é da autoria do arqº António Pereira.
O fundo do imóvel está implantado junto a um dos troços da muralha fernandina, em terreno desnivelado. A fachada principal desce de nascente para poente e casa forma esquadria no canto noroeste da praça. A portaria mostra um amplo arco abatido e molduras rematadas por volutas.
O interior é rasgado por uma escadaria que atravessa em profundidade toda a área central do palácio. O andar nobre integra salas com tectos em masseira.
No séc. XIX o edifício sofreu alterações tendo sido aumentado.
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
PORTO A PATRIMÓNIO MUNDIAL: Processo de candidatura da Cidade do Porto à classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade - 1993, Câmara Municipal do Porto, 1993.