"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio Ludovice

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 28536 de 22-3-1938
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Palácio
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor de Memória
Áreas Artísticas
Cantaria
Uso atual
Solar do Vinho do Porto.
Instituto Português de Arte Cinematográfica e Audiovisual
Descrição

O palácio, projectado em 1747 por João Frederico Ludovice, é um exemplar da conjugação de elementos ritmados com elaborados desenhos de cantaria. Em 1941, o imóvel passou a propriedade da Companhia de Seguros Tranquilidade, três anos depois foi instalado no local o Solar do Vinho do Porto, dando-se uma transformação significativa, sob o risco do arquitecto Jorge Segurado, no pavimento térreo, que corresponde ao primitivo pátio nobre.
O edifício apresenta cinco pisos, assimétricos em altura, e pano da fachada dividido em três. Na fachada principal, a porta central encontra-se decorada com pilastras de cantaria em fiadas sobrepostas e coroadas de tímpano, sendo ladeada, ao nível da rua, por três portas do lado norte e três do sul. No segundo piso, do lado direito, no terceiro e no quarto piso inscrevem-se janelas de sacada com cantarias trabalhadas; as janelas são coroadas com falso frontão achatado e composto com palmas, conchas e aletas; no último andar rasgam-se sete janelas de peito. No andar nobre, que não se encontra demasiado destacado, inscreve-se uma varanda sinuosa. A fachada norte é dinamizada por três ordens de nove janelas; na fachada poente repetem-se as três ordens de janelas, destacando-se as do andar nobre com sacada; a fachada sul possui uma ordem de oito janelas de sacada no andar nobre.
O interior, antecedido por uma escadaria nobre, encontra-se bastante descaracterizado. Merece ainda atenção, o espaço em oval da primitiva capela, decorado com mármore rosa, actualmente ocupado pelo Instituto Português de Arte Cinematográfica e Audiovisual.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Rua de S. Pedro de Alcântara, nº 39 a 49, Encarnação
1250-237
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, D. Fernando de (dir.) Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. V - Segundo Tomo, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1975.

FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário , vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

MAGALHÃES, Fátima (coord.) Roteiro do Património Barroco e Rococó: na Região de Lisboa e Vale do Tejo, Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Lisboa, 1998.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

Data de atualização
17/12/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,740,094