"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio Feu-Guião

Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal

Tipo de Património
Património Material
Proteção Jurídica
Edital n.º 09/09 (CM), de 30-06-2009; Deliberação camarária de 29-6-2009; Despacho de revogação de 17-03-2006; Despacho de abertura de 16-01-1991
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Palácio
Valor patrimonial
Valor Histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil
Descrição

Edifício dos finais de setecentos, ostentando a pedra d'armas da família Feu-Guião. É também designado por "Palácio do Adeantado", devido talvez à próximidade de uma rua denominada de Adiantado, onde morava o dono do palácio. Possivelmente algum dos membros daquela família, terá exercido as funções de Adiantado, mais vulgarmente conhecido por corregedor, donde é provável que a família de Feu-Guião tenha pertencido à "nobreza de toga" daquela centúria. O palácio, embora arruinado, permite, juntamente com poucos outros edifícios do género, ter uma percepção das zonas de residência das classes dominantes.

Junto a este local, durante o período de quinhentos, situavam-se os Paços de D. Pedro de Mascarenhas, onde se terá acolhido S. Francisco Xavier antes da sua partida para o Oriente.

Morada
Praça Machado dos Santos, nºs 27 a 32
2900
SETÚBAL
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

ROTEIRO CULTURAL DA CIDADE DE SETÚBAL - SETÚBAL CULTURAL, Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal, 1994.

Data de atualização
23/10/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,448,598