"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Museu Militar, Museu de Artilharia, Arsenal Real do Exército

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
45 327, DG 251, de 25-10-1963
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Uso atual
Museu Militar
Descrição

O Museu Militar localiza-se na zona ribeirinha junto ao Tejo no Paço da Ribeira, no edifício erguido no local onde existiram as Tercenas das Portas da Cruz. D. Manuel I mandou construir este conjunto de oficinas com depósito e cais acostáveis em resposta a necessidades de fundição e armazenamento de material de guerra.

Em 11 de Julho de 1726, as instalações foram destruídas por um incêndio, sendo a sua reedificação interrompida com o terramoto de 1755. Em 1760 reiniciou-se a construção do edifício onde viria a funcionar o Real Arsenal do Exército. Entre 1842 e 1847, o general Barão de Monte Pedral fundou num edifício militar do Campo de Santa Clara, a Fundição de Cima, um museu de artigos e troféus militares que foi designado por Museu de Artilharia. No ano de 1851 deu-se o seu reconhecimento oficial e a sua transferência para a Fundição de Baixo, atual sede do Estado-Maior do Exército, viria a concretizar-se em 1876. O museu ficou patente ao público, desde 1877, no local da atual Biblioteca do Exército.

As dependências do Arsenal do Exército foram adaptadas às funções do museu, nomeadamente com o melhoramento de cinco salas do séc. XVIII, decoradas com talhas e pinturas de vários artistas da época: António Caetano da Silva, Bruno José do Vale, António dos Santos Joaquim e Pedro Alexandrino; e artistas dos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, como Columbano, Condeixa, Veloso Salgado, Malhoa, Carlos reis, entre outros. Nos finais do séc. XIX o acervo do museu era constituído por um número considerável de exemplares de armas brancas, de troféus de guerra, bandeiras e estandartes regimentais, coleções de armas de fogo, espingardas e pistolas, de canhões de ferro e de bronze dos finais do séc. XIV.

O Museu Militar adquiriu esta designação em 21 de Agosto de 1926. O crescimento das coleções conduziu à expansão do museu para as salas da Grande Guerra, D. Carlos, Mouzinho de Albuquerque, Aljubarrota, Ultramar, Mestres de Fundição, Sala de Artilharia e Pátio de Canhões.

O edifício tem planta retangular e os compartimentos distribuem-se em torno de um pátio quadrado interior que ficou conhecido por Pátio de Artilharia. As salas estão dispostas em dois pisos - térreo e nobre -, sendo as suas designações referentes aos períodos e áreas geográficas relativas aos objetos que aí estão expostos.

No alçado principal oeste, de três pisos, destaca-se o portal, as janelas de emolduramento em calcário e o remate superior em platibanda; no lateral sul impõe-se a arcada assente em colunas de ordem compósita , delimitada lateralmente por pilares de secção quadrada. No alçado este, encontra-se um portal cercado por colunas de capitéis coríntios e encimado por um frontão onde se inscreve um grupo escultórico alegórico da autoria de Teixeira Lopes. Os cunhais do museu mostram figuras de guerreiros, em bronze. A cantaria e as superfícies rebocadas, pintadas num tom de amarelo luminoso imprimem-lhe uma alternância cromática distinta.

A coleção de peças expostas é representativa da evolução do material de guerra e de armaria, portuguesa e estrangeira, desde o séc. XIV e XV, até a décadas recentes, e das campanhas militares em que Portugal participou.

Morada
R. Museu da Artilharia, 51
1100-366 Lisboa
Telefone
(+351) 218 842 453
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.

Data de atualização
24/11/2023
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,942