"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Muralhas da Praça de Almeida

Distrito: Guarda
Concelho: Almeida

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 14985 de 03-02-1928; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 97 de 24-04-1962
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Militar - Muralhas
Valor patrimonial
Valor Histórico, Valor Arquitectónico
Áreas Artísticas
Arquitectura Militar
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Almeida (C.M.A.) / Instituto Portugûes do Património Arquitectónico e Arqueológico (IPPAR)
Descrição

Trata-se de um conjunto de estruturas militares que foram edificadas entre os séculos XVII e XVIII. A fortificação tem traçado ou planta regular, constituída por seis baluartes (Santo António, S. Pedro, S. Francisco, S. João de Deus, Santa Bárbara e Senhora de Brotas), correspondentes revelins, portas e fosso. Atinge um perímetro de 2500 metros e, as larguras, chegam nalguns pontos a perfazer os 60 metros. O acesso ao interior do recinto fortificado é feito através de três portas (Santo António, S. Francisco e Cruz, sendo as duas primeiras portas duplas), elegantemente decoradas, com tunéis de abóbada (à prova de bomba) e antecedidas por passadiços sobre o fosso. Existem ainda duas exíguas portas falsas. Constitui um dos melhores exemplos da arquitectura militar do séc. XVII, do tipo das fortificações Vauban. As muralhas encerram no seu interior casamatas, o edifício da Câmara Municipal (antigo quartel de artilharia), o Quartel das Esquadras, a Igreja Matriz da Misericórdia, os vestígios do Castelo medieval para além da estrutura urbana da própria Vila de Almeida, formando todo este conjunto um importante património arquitectónico. Teve um papel importante durante as guerras da Restauração e Peninsulares.

Núcleos mais importantes
Casamatas, Portas de Santo António, Portas de S. Francisco e respectivas Salas de Guarda, baluarte de S. Francisco com canhões, portas falsas, hospital do sangue, Picadeiro, quartel das esquadras.
Património em perigo
Salas de Guarda, Casamatas e Ponte de ligação entre as duas Portas de Santo António.
Intervenções e Restauros
Restauro da sala de guarda da porta interior de S. Francisco (adaptada a Posto de Turismo); restauro da Cavalariça do Picadeiro; valorização de alguns espaços urbanos.
Programas e Projetos
2ªfase de recuperação do Picadeiro; recuperação da Porta Nova; recuperação de vários edifícios públicos; pavimentação e arranjo urbanístico de arruamentos; recuperação dos paiois; iluminação do perímetro amuralhado; renovações da sinalética e toponímia.
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contactar a Região de Turismo da Serra da Estrela Avª. Frei Heitor Pinto – 6200-113 COVILHÃ, Tel: 275 319 560 http://www.rt-serradaestrela.pt - E-mail: turismo.estrela@mail.telepac.pt
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
22/10/2008
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,738,229