Património Material
Mesquita de Lisboa
Em 1966, dois anos antes da constituição da Comunidade Islâmica, surgiu a ideia de edificar uma mesquita em Lisboa. Nesse âmbito, uma comissão de elementos onde se integravam também católicos, pediu à Câmara Municipal de Lisboa a cedência de um terreno, justificando o pedido pela importância histórica da assembleia islâmica em Portugal e, por outro lado, pelo que significava do ponto de vista ecuménico tal empreendimento. Só em 26 de Setembro de 1977 viria a ser aceite a proposta de doação de uma parcela de terreno com 2760 m2.
A construção foi realizada sob a direcção dos engenheiros Ilídio Monteiro e Relógio Martins, seguindo os pareceres da Liga Mundial Islâmica, com sede em Meca. O lançamento da primeira pedra fez-se em 17 de Janeiro de 1979, mas a primeira fase da obra, destinada a satisfazer as necessidades religiosas imediatas dos muçulmanos, só foi inaugurada em 29 de Março de 1985, correspondente ao dia 27 de Rajab de 1405. A conclusão de todo o complexo (centro religioso, cultural e social) foi faseada, por dificuldades no financiamento.
A mesquita apresenta uma volumetria de 3 corpos correspondente a 4 pisos, cave e minarete, sendo revestida exteriormente por tijolo de cor ocre. Os pisos 1 e 2 são utilizados para: desporto; convívio de homens; serviços administrativos; auditório; balneários; camarins; foyer; cafetaria; apoio médico. Aos pisos 3 e 4 correspondem: zonas de culto, com as respectivas áreas de abluções e sapateiras diferenciadas para homens e mulheres, organizadas à volta de um claustro e pátio a céu aberto (com espelhos e cursos de água), e madrasa com salas de aula e biblioteca, organizada à volta de um pátio coberto, para maior reflexão e recolhimento; convívio de mulheres; habitações; abluções dos mortos (num dos extremos do edifício), com um pequeno pátio. O minarete estabelece as ligações verticais contínuas entre os 4 pisos (através de escadas e ascensor), projectando-se verticalmente para além deles. A cave funciona como piso técnico (equipamento eléctrico, climatização, etc.).
CENTRO NACIONAL DE CULTURA, Textos de Apoio: Mesquita de Lisboa, Lisboa, [s.d.].
SANTANA, Francisco e SUCENA, Eduardo (dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, Carlos Quintas & Associados - Consultores, Lda., 1994.