"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Mercado Ferreira Borges

Distrito: Porto
Concelho: Porto

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 28/82 de 26-2
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil, Arquitectura do Ferro
Uso atual
Espaço cultural
Descrição

Construído em 1885, em substituição do antigo Mercado da Ribeira, este equipamento urbano deve o seu projecto ao arquitecto João Carlos Machado. Concluído em 1888, o Mercado Ferreira Borges é formado por um pavilhão com três naves, assente numa maciça base em granito. Conjuga de forma brilhante materiais como o ferro fundido e o vidro, sendo a decoração de tipo clássica, a exemplo das colunas de apoio à cobertura, que são rematadas por capitéis coríntios, e que simultaneamente servem para o escoamento das águas pluviais. A construção integra vários elementos com ornatos vegetalistas e animalistas. Presentemente, o Mercado desempenha funções distintas daquelas para a qual foi construído, designadamente na área cultural.

Morada
Praça do Infante D. Henrique, Rua Ferreira Borges
4050-253
PORTO
Telefone
222 002 022
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

PORTO A PATRIMÓNIO MUNDIAL: Processo de candidatura da Cidade do Porto à classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade - 1993, Câmara Municipal do Porto, 1993.

Data de atualização
29/02/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Visitas
99,083,968