"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Marco de légua no sítio denominado Casal do Canha

Distrito: Lisboa
Concelho: Alenquer

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 32973 de 18-08-1943
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Valor patrimonial
Valor histórico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil
Descrição

Este Marco de Légua assinala um dos locais da linha da Mala-Posta Carregado - Coimbra, aberta em 1854 e com um percurso diário entre as duas localidades. Encontra-se encimado por um remate em bola, um relógio de Sol e numa das faces uma inscrição e uma coroa real. A inscrição diz o seguinte: "N. VII LEGOA/ D. MARIA I/ RAINHA FIDELISSIMA DE PORTUGAL/ NOSSA SENHORA/ PIA ILUSTRE MEMORÁVEL/ PARA UTILIDADE PÚBLICA/ MANDOU DEMARCAR COM ESTE PADRÃO/ AS LEGOAS DA CIDADE DE LISBOA CAPITAL/ DO REINO PARA AS PROVÍNCIAS COM/ DISTÂNCIA DE TRÊS MIL OITOCENTOS E/ QUATRO PASSOS GEOMÉTRICOS/ SENDO INSPECTOR GERAL DAS ESTRADAS REAIS E OBRAS PÚBLICAS DE RIBATEJO/ D. JOSÉ LUIS DE MENESES CONDE DE VALADARES/ NO ANNO DE MDCCLXXXVIII/ UNDECIMO DESTE FELICISSIMO/ REINADO." Em Setembro de 1854, abriu-se o concurso para o estabelecimento de uma carreira diária de Mala-Posta entre o Carregado e Coimbra. No ano seguinte, após estarem resolvidos os problemas de instalação, é publicado o "Regulamento Provisório para o Serviço das Carruagens Malas-Postas entre o Carregado e Coimbra". Neste diploma estabelece-se que entre estas duas localidades se criava um sistema de 14 estações de muda, em que as duas primeiras seriam as do Carregado e de Ota. O trajecto era balizado e assinalado por marcos de pedra. O início da carreira, para quem partia de Lisboa, fazia-se na primeira parte do trajecto no vapor da Companhia dos Barcos a Vapor do Tejo. A saída do vapor de Lisboa fazia-se às sete e meia da manhã e era feito rio acima até à Vala do Carregado. Daí partia a Mala-Posta ao meio dia em ponto. A paragem na Ota era às 13h30, com um pequeno descanso de 10 minutos. A partir desta estação continuava a viagem até Coimbra com a duração de 23 horas para transpôr uma distância de 189 km.

Morada
Casal do Canha, Triana
2580
ALENQUER
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, IPPAR, Lisboa, 1993.

MELO, António de Oliveira, GUAPO, António Rodrigues e MARTINS, José Eduardo, "O Concelho de Alenquer - Subsídios para um Roteiro de Arte e Etnografia", Vol. I, Comissão Municipal da Feira da Ascensão de Alenquer e Associação para o Estudo e Defesa do Património de Alenquer, Alenquer, 1984.

Data de atualização
12/11/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,549